São Paulo, quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volta às aulas no PR tem monitor para identificar suspeitas de gripe

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Escolas da rede estadual do Paraná terão a presença de monitores para acompanhar eventuais casos de gripe A (H1N1) no retorno às aulas, previsto para a próxima segunda, após duas semanas de quarentena.
Batizado de "Cuidadores da Gripe", o programa criado pelas secretarias estaduais da Educação e Saúde consiste na presença de uma pessoa por turno na escola para acompanhar a evolução da saúde dos alunos, dos funcionários e dos professores.
Os cuidadores -boa parte funcionários ou professores da própria escola-, segundo as secretarias, receberam treinamento durante o período de suspensão das aulas para lidar com casos suspeitos.
A estimativa é que cerca de 7.000 pessoas participem como monitores nas 2.100 escolas da rede estadual. A adesão ao programa será voluntária, segundo a assessoria da Secretaria da Educação.
O "cuidador", além de identificar possíveis casos da nova gripe, terá à disposição um kit para intervenções básicas de higienização, com álcool gel e máscara cirúrgica.
Em caso de suspeita, o monitor terá a responsabilidade de encaminhar o estudante para casa, prestar as primeiras orientações para a família sobre como deve conduzir o paciente para atendimento médico e acionar agentes de saúde.
O Paraná registra 59 mortes por gripe A. (DIMITRI DO VALLE)


Texto Anterior: Escolas particulares não afastam grávidas
Próximo Texto: Portaria obriga quem entrar em penitenciária federal a usar máscara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.