São Paulo, segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Autoescola precisará de moto mais nova

Idade máxima de fabricação caiu de 8 para 5 anos na nova norma editada pelo Conselho Nacional de Trânsito

Em SP, Detran passou a não aceitar veículos fora do limite já neste mês, mas sindicato quer prazo para se adaptar

DE SÃO PAULO

As motos utilizadas pelas autoescolas precisarão ser mais novas -a idade máxima caiu de 8 para 5 anos na resolução 358, editada pelo Contran no mês passado.
Já os veículos mais pesados, como ônibus e caminhões, poderão ser mais velhos -a tolerância subiu de 8 para 15 anos. Para os carros, segue como era: no máximo, oito anos de fabricação.
No Estado de São Paulo, essas mudanças abriram uma polêmica. O Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a partir das novas normas do órgão federal, decidiu descredenciar já no começo deste mês as motos das autoescolas com mais de cinco anos de fabricação.
O sindicato das autoescolas diz que a medida atingiu em torno de 1.800 motos -10% a 15% do total. Afirma que, com isso, houve transtornos, porque muitos candidatos deixaram de ter aulas.

JUSTIÇA
A entidade diz que a mudança não poderia ser repentina e decidiu ir à Justiça para anular os atos do Detran. "A nova resolução é para quem vai se credenciar. Não tem que ser agora para todos", afirma José Guedes Pereira, presidente do sindicato.
O Detran foi questionado desde quinta-feira pela Folha, mas não se manifestou.
O Contran informou que a redução da idade máxima das motos ocorreu porque a manutenção fica mais cara num veículo velho e que elas se desgastam pela alta quilometragem de uso diário.
Já a elevação do limite de fabricação para veículos pesados foi atribuída ao fato de haver um número menor de candidatos -por isso, eles têm quilometragem baixa.
O órgão diz ainda que caminhões e ônibus têm um custo muito elevado para troca de frota em menos tempo. (ALENCAR IZIDORO)

Texto Anterior: Para especialistas, inovação é positiva, mas há dificuldades
Próximo Texto: Norma cria teto diário de aulas por candidato
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.