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EDUCAÇÃO
Criança cria programas interativos
Brinquedo "hi-tec'
induz comunicação
MARTA AVANCINI
da Reportagem Local
Induzir as crianças a desenvolver
sua capacidade de comunicação
por meio dos brinquedos informatizados.
Esse é um dos objetivos de um
projeto do Media Lab -ligado ao
MIT (Massachusetts Instituto of
Technology), dos EUA, um dos
mais avançados centros de tecnologias de educação, dirigido por
Nicolas Negroponte.
A indução ocorre por meio de
brinquedos, que, na verdade, são
computadores, com programas
interativos criados por crianças.
Por meio deles, as crianças podem
comunicar-se entre si.
O pesquisador Rick Borovoy explica a relação entre os "brinquedos-computadores" e a comunicação. Ele integra um dos centros
de pesquisa do Media Lab, chamado Things that Think (Coisas que
Pensam).
"Para que exista a comunicação, é preciso que um saiba o que o
outro sabe. A comunicação se baseia no saber compartilhado."
Esses brinquedos podem ser de
vários tipos: desde carrinhos montados com peças de Lego até contas com luzes coloridas.
O que importa, diz Borovoy, é o
fato de que eles tenham sido criados pelas crianças. Isso desenvolve
um tipo de aprendizado baseado
na experimentação e, por isso, diferente do convencional.
Borovoy considera que ainda é
cedo para afirmar se, ao construírem "brinquedos-computadores", as crianças mudam o modo
como pensam.
No entanto, ele diz que, em um
trabalho anterior, na mesma linha
do projeto dos "brinquedos-computadores", concluiu-se que as
crianças assimilam processos como o funcionamento do motor de
um carro.
O projeto vem sendo aplicado
em escolas e programas "after-class" (depois das aulas) com
crianças a partir de 8 anos, em
Boston (EUA).
A fabricante de brinquedos Lego
pretende lançar no Brasil, em 99,
um brinquedo desenvolvido a
partir das pesquisas do Media Lab.
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