São Paulo, domingo, 13 de setembro de 1998

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EDUCAÇÃO
Criança cria programas interativos
Brinquedo "hi-tec' induz comunicação

MARTA AVANCINI
da Reportagem Local

Induzir as crianças a desenvolver sua capacidade de comunicação por meio dos brinquedos informatizados.
Esse é um dos objetivos de um projeto do Media Lab -ligado ao MIT (Massachusetts Instituto of Technology), dos EUA, um dos mais avançados centros de tecnologias de educação, dirigido por Nicolas Negroponte.
A indução ocorre por meio de brinquedos, que, na verdade, são computadores, com programas interativos criados por crianças. Por meio deles, as crianças podem comunicar-se entre si.
O pesquisador Rick Borovoy explica a relação entre os "brinquedos-computadores" e a comunicação. Ele integra um dos centros de pesquisa do Media Lab, chamado Things that Think (Coisas que Pensam).
"Para que exista a comunicação, é preciso que um saiba o que o outro sabe. A comunicação se baseia no saber compartilhado."
Esses brinquedos podem ser de vários tipos: desde carrinhos montados com peças de Lego até contas com luzes coloridas.
O que importa, diz Borovoy, é o fato de que eles tenham sido criados pelas crianças. Isso desenvolve um tipo de aprendizado baseado na experimentação e, por isso, diferente do convencional.
Borovoy considera que ainda é cedo para afirmar se, ao construírem "brinquedos-computadores", as crianças mudam o modo como pensam.
No entanto, ele diz que, em um trabalho anterior, na mesma linha do projeto dos "brinquedos-computadores", concluiu-se que as crianças assimilam processos como o funcionamento do motor de um carro.
O projeto vem sendo aplicado em escolas e programas "after-class" (depois das aulas) com crianças a partir de 8 anos, em Boston (EUA).
A fabricante de brinquedos Lego pretende lançar no Brasil, em 99, um brinquedo desenvolvido a partir das pesquisas do Media Lab.



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