São Paulo, terça-feira, 13 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Uniforme incluía até crucifixo no início do século 20

Reprodução
Uniforme das alunas do Caetano de Campos (SP) em 1972

DA REPORTAGEM LOCAL

Uniformes já incluíram vestidos até o tornozelo com mangas compridas e até crucifixos, no começo do século passado. Aos poucos, as saias das meninas que não passavam dos joelhos foram encurtando e ganhando cintos que marcavam a cintura.
Hoje, na rede estadual paulista o uniforme não é item obrigatório. Algumas escolas, no entanto, o adotam e os alunos devem arcar com os custos. Em alguns casos, são punidos caso não o usem. Mas a Secretaria Estadual da Educação diz que ele só pode ser exigido caso a própria escola o forneça.
Na rede municipal, é obrigatório. Os alunos recebem kits com dois abrigos (um de inverno e outro de verão), cinco camisetas, cinco pares de meia e um par de tênis.
Uma parte é dada até março e o restante até abril. Neste ano, os kits custaram R$ 117 e foram distribuídos a 826 mil alunos.
O órgão sofreu várias críticas por atrasar a entrega. Para evitar que isso ocorra no ano que vem, as crianças devem ser medidas neste ano.


Texto Anterior: Mudanças em uniforme podem ser sugeridas
Próximo Texto: Rubem Alves: Querida Marina...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.