São Paulo, terça-feira, 13 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nuvem de poeira encobre cidade por 1 hora

Na região de Ribeirão Preto (SP), ventos chegaram a até 64 km/h e houve interdição de ruas e falta de energia elétrica

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 23 árvores caíram ontem na cidade de São Paulo, mas não houve registro de pessoas feridas

LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Ventos de até 64 km/h causaram uma tempestade de poeira que encobriu parte da região de Ribeirão Preto por cerca de uma hora. Casas foram danificadas, ruas interditadas e houve queda de energia.
Ao menos 50 árvores caíram na região, segundo os bombeiros. Uma mulher ficou ferida.
A tempestade de poeira começou em Ribeirão Preto às 13h30. A ventania fez um telhado de zinco se soltar, atingindo a subestação central da CPFL Paulista, deixando 20% da cidade -especialmente o centro- sem energia elétrica.
"As cadeiras começaram a voar e as pessoas ficaram assustadas com a poeira", disse Elaine Cristina Teodoro, funcionária do clube Magic Gardens. A temperatura, que chegou a 33,8C às 13h, despencou para 23C quatro horas depois, segundo a Cetesb.
O fenômeno climático foi provocado pela chegada de uma frente fria ao Estado, afirma a meteorologista Camila Ramos, do Climatempo. "Com a frente fria, a intensidade do vento aumenta, o que pode levantar poeira", disse. O fenômeno pode voltar a se repetir nesta estação, segundo ela.
De acordo com a Defesa Civil, duas casas tiveram parte do teto carregada pela força dos ventos em Ribeirão. Não houve vítimas e, como os danos foram parciais, as famílias não precisaram deixar as moradias.
Além de Ribeirão Preto, também tiveram interrupção de energia em alguns pontos Franca, São Carlos, Araraquara, Bebedouro, Jaboticabal e Batatais -em todas, provocada por queda de árvores na rede elétrica. A estimativa da CPFL era restabelecer a energia em toda a região até a 0h de hoje.
Em São Carlos, seis árvores foram derrubadas, e o trânsito foi interrompido em algumas vias. Em Franca, um veículo com três pessoas capotou por causa da chuva -elas sofreram ferimentos leves. Ventos derrubaram uma casa em Araraquara -os moradores conseguiram sair antes.

Capital paulista
Com ventos de até 58 km/h no Itaim Paulista (extremo leste), 23 árvores caíram ontem na cidade de São Paulo, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
As ocorrências foram todas registradas em cerca de uma hora, a partir das 13h45, quando uma forte chuva atingiu a cidade. Cinco árvores caíram sobre carros. Ninguém se feriu.
Dez ruas tiveram de ser interditadas. Também houve casos de queda de árvores sobre fios de energia elétrica, inclusive com queda de energia por um período curto. A maior parte das ocorrências foi nas zonas norte e leste, onde as chuvas e ventos foram mais fortes.
A chuva também deixou 11 semáforos apagados durante parte da tarde, inclusive nas avenidas Paulista, Brigadeiro Faria Lima e Consolação.
De acordo com a previsão do Cptec, deve chover todos os dias até sexta-feira. Hoje, as chuvas devem ser de curta duração, com baixo risco de alagamentos. O tempo só deve ficar aberto no sábado.


Colaborou a Reportagem Local


Texto Anterior: Rio: Menino morre atropelado ao pedir doces
Próximo Texto: Temporal causa estragos no Paraná
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.