São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marginal continua fechada; rodízio deve voltar amanhã

Kassab anunciou que antecipará reinício do rodízio se marginal tiver que continuar interditada por conta do desastre no metrô

O bloqueio da pista foi feito em razão do risco de o solo ceder, comprometendo a pista; a via só será liberada após laudo dos técnicos

ANDRESSA ROVANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Por medida de segurança decorrente do desastre na obra do metrô, a marginal Pinheiros continuará interditada hoje no sentido da rodovia Castello Branco -tanto a pista local como a via expressa.
Ontem, o prefeito Gilberto Kassab (PFL) disse que o rodízio municipal de veículos será retomado amanhã, caso a marginal tenha que continuar fechada. Inicialmente, a previsão era que o rodízio, suspenso por causa das férias escolares, fosse retomado só dia 29 de janeiro.
A medida emergencial foi anunciada durante visita feita pelo prefeito na manhã de ontem ao local do acidente. "Caso as marginais continuem interditadas na segunda, será restabelecido o rodízio de veículos para melhorar as condições de trânsito", disse Kassab.
Hoje, às 17h, haverá uma reunião entre o Metrô e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para avaliar a possibilidade de liberação das pistas. Um laudo de avaliação conjunta, que será feito pela Defesa Civil, Secretaria de Transportes e CET, irá determinar a decisão.
Segundo engenheiros da companhia, é alta a probabilidade de que ao menos a pista expressa seja liberada. Ainda assim, a possibilidade de retorno do rodízio está mantida.
Para tentar minimizar os transtornos, a CET já preparou uma operação para amanhã. Os ciclos dos semáforos da região foram alterados e 115 funcionários da companhia serão colocados nos doze bloqueios feitos nas ruas do entorno.
O bloqueio da marginal foi feito, de acordo com a CET, por risco do solo ceder, comprometendo a pista.
Caso o rodízio de veículos seja restabelecido já, estarão proibidos de circular amanhã, durante os picos da manhã (das 7h às 10h) e da tarde (das 17h às 20h), automóveis com final de placa 1 ou 2.

Congestionamento
"Vai ser um transtorno seriíssimo para a cidade se não conseguirmos um mínimo de fluidez necessário", disse o superintendente de operações da CET, Eduardo Macabelli.
De acordo com ele, a situação pode ficar ainda pior no início da semana, com o retorno do fluxo de veículos pesados na via. "O tráfego na marginal é fundamentalmente ampliado [durante a semana]", afirmou Macabelli.
Esta semana, a 3ª do mês, é considerada por técnicos em transporte como especialmente complicada, pois no período há muito movimento de carros de volta de viagem.
Ontem, o reflexo do bloqueio na marginal podia ser sentido na rodovia dos Bandeirantes, avenida Rebouças e avenida Faria Lima, segundo Macabelli. Cerca de 200 técnicos da companhia operavam de forma emergencial em toda a cidade de São Paulo.
A CET recomenda aos motoristas que evitem circular na região, optando por trajetos alternativos (leia quadro).


Texto Anterior: Risco de nova queda prejudica trabalho para achar vítimas
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.