São Paulo, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

João Suruí, da roça à tortuosa política

WILLIAN VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

João Suruí foi um exemplo conturbado de político brasileiro -passou de agricultor pobre em Minas a deputado famoso em Rondônia.
Nasceu em "família humilde", trabalhando na roça em Mantena (MG), o João Ferreira Martins que a miséria levou a Rondônia, em 1974, em busca de terra melhor.
E de fato acharam, mas dos índios suruí. Martins comprou uma caminhonete e "invadiu a terra", lembra a filha. Foram dois anos difíceis.
Passou por Porto Velho e levou a família para Alvorada d'Oeste, "que não tinha cinco casas". Quando o distrito virou cidade, foi nomeado "prefeito-tampão", em 1986 -batizado "João Suruí".
Em 1989 foi eleito prefeito pelo PTB o "homem que abria os caminhos". Literalmente -já que fez a maioria das estradas no local. Em 94, foi eleito deputado.
Tudo ia bem até que "armações políticas" o puseram na cadeia. Em 2000 foi acusado de alistar eleitores vizinhos para votar nele em Alvorada. Ficou preso oito horas. Dias depois, foi acusado de porte de drogas -o que a família chama de "traição". Ficou quase três anos preso.
Livre, já pensava na eleição. "Olha meu título novo", dizia aos quatro filhos e nove netos. No dia 3, caminhava na sua fazenda, em Alvorada d'Oeste, e teve um infarto aos 60 anos. Foi achado horas depois, no meio do pasto.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Rodízio de veículos volta hoje em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.