São Paulo, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio de veículos volta hoje em SP

Medida entra em seu 11º ano ameaçada por órgão estadual, que tem anulado as multas aplicadas pela prefeitura

CET diz que terá 36 radares e 112 agentes para fiscalizar; hoje não podem circular no centro expandido veículos de placas com final 1 e 2

CINTHIA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Suspenso desde o final de dezembro, o rodízio de veículos volta a vigorar hoje no centro expandido de São Paulo das 7h às 10h e das 17h às 20h. O rodízio entra em seu 11º ano ameaçado pelas decisões do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) de considerar nulas as multas a quem entra com o recurso no órgão, que julga os pedidos em segunda instância.
Para o Cetran, as multas são ilegais porque não há placas indicativas do perímetro em que vigora o rodízio. A prefeitura estuda uma maneira de sinalizar as ruas do perímetro.
O desrespeito ao rodízio lidera o ranking de multas aplicadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de SP. Em 2007, houve 1,38 milhão de autuações, no valor de R$ 85,12 cada uma, ou 33% do total.
Hoje, carros com placa final 1 e 2 ficam impedidos de circular na área delimitada pelas marginais Tietê e Pinheiros; avenidas dos Bandeirantes, Afonso D'Esccragnole Taunay, Tancredo Neves, Juntas Provisórias, Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf; e viadutos Maria Maluf e Grande São Paulo.
Amanhã, a proibição vale para os carros com placas de final 3 e 4; na quarta, 5 e 6; na quinta, 7 e 8; e na sexta, 9 e 0. O objetivo é reduzir em 20% o número de veículos em circulação.
Além da multa, o motorista recebe quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). De acordo com a CET, 36 equipamentos e 112 agentes farão a fiscalização.

Trânsito maior
Neste ano, mesmo no início de janeiro, houve picos de congestionamento equivalentes ao de dias normais do ano. Na quinta-feira, o congestionamento foi equivalente à média de uma quinta-feira normal, com pico de 128 km às 19h.
A soma dos picos de lentidão da manhã e da tarde dos primeiros cinco dias dias úteis de 2008 é 26% maior do que em 2007 (552 km contra 438 km).
Porém, devido ao aumento de vias monitoradas -de 560 para 800, em julho passado-, a CET diz que não é possível comparar com segurança os dados de janeiro de 2008 com os de anos anteriores.
Um dos principais nós de fluidez está na região da avenida Paulista, onde calçadas estão em reforma. A CET orientou a prefeitura a iniciar neste mês as obras no trecho de trânsito mais complicado -entre as ruas Consolação e Augusta- exatamente por causa da época de tráfego mais tranqüilo.
Com uma faixa interditada em cada sentido há uma semana, a avenida tem lentidão acima da média. Agora, os motoristas são orientados a desviar pelas ruas Cincinato Braga e São Carlos do Pinhal.


Texto Anterior: João Suruí, da roça à tortuosa política
Próximo Texto: Turista é morto em assalto em Caraguá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.