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Marta vê falha na contratação emergencial
PALOMA COTES
DA REPORTAGEM LOCAL
A prefeita Marta Suplicy (PT)
admitiu falha da gestão municipal
na contratação emergencial de
fiscais que têm por função combater o comércio de ambulantes.
No ano passado, a Secretaria
das Subprefeituras contratou, por
meio de sorteio, mil agentes que
tinham por função fiscalizar o comércio clandestino na cidade.
Mas, segundo a prefeita, dos 300
contratados na Subprefeitura da
Sé, 140 foram demitidos por algum tipo de corrupção.
Dos 50 homens que estavam em
Pinheiros, apenas 19 continuam
trabalhando lá.
Os contratos emergenciais
-com duração de um ano-
vencem no final deste mês. A forma de seleção dos fiscais será mudada, afirmou a prefeita.
"Ainda creio que temos um
problema sério em relação à fiscalização. Dos contratados de emergência, a maioria nós tivemos que
demitir exatamente por não terem se comportado de forma idônea. Temos de repensar como
contratar esses fiscais", disse.
Esses e outros dados constam
do Relatório da Ouvidoria do Município, entregue ontem à prefeita. Mesmo tendo recebido praticamente o mesmo número de reclamações -8.140 em 2001 contra 7.782 no ano passado-, as denúncias por práticas de corrupção
caíram pela metade na comparação com o mesmo período. Em
2001, 669 servidores públicos cometeram algum tipo de irregularidade. Em 2002, foram 344.
A queda nos números, na opinião de Marta, mostra que o relatório é "positivo", mas ela acredita que a corrupção ainda é uma
"gangrena" dentro do serviço público municipal -mesmo que isso represente apenas 5% do que
chega à Ouvidoria.
Liderando esse ranking, está a
Subprefeitura da Sé. Das 344 denúncias de crimes, 139 ocorreram
na região e 44 deles se referem à
cobrança de propina. Depois vem
Santana, com dez ocorrências.
"O fato é que ainda há corrupção, mas o governo está utilizando instrumentos, como a mudança da forma de tramitação de processos dentro das subprefeituras,
para evitar novos casos", disse Elci Freire, ouvidor do município.
Quarenta e nove servidores foram demitidos, oito tiveram as
aposentadorias cassadas e 98 foram afastados para investigações.
Outras reclamações
As dez principais reclamações
recebidas pela Ouvidoria referem-se a irregularidades do comércio local, construções irregulares, podas de árvores, limpeza
pública, manutenção de áreas públicas e outros. Dos quase 7.800
processos registrados em 2002,
essas reclamações mais "cotidianas" da população representam
45% dos atendimentos.
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