São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Com funk e música clássica, Monobloco leva 500 mil pessoas ao centro do Rio

DO RIO

O desfile do Monobloco arrastou meio milhão de pessoas ao centro do Rio na manhã de ontem, segundo estimativa da Riotur. O público é 30% superior ao de 2010.
O bloco, que começou em 2000 com 5.000 foliões na zona sul da cidade, teve de mudar para o centro há três anos. Sua evolução traduz uma tendência do Carnaval carioca: um número cada vez maior de seguidores e um repertório mais eclético.
Durante o desfile, a banda tocou samba, funk, versões de música clássica e composições de Tim Maia, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso e Jorge Ben Jor.
Os foliões se entusiasmaram mais com músicas não carnavalescas do que com as marchinhas. A multidão delirou, por exemplo, quando o grupo entoou "Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci", do "Rap da Felicidade".
O público, formado em sua maioria por jovens entre 20 e 30 anos, percorreu 1,6 km na avenida Rio Branco, atrás do carro de som do grupo liderado pelo músico Pedro Luís.
No chão, uma bateria com 160 integrantes oriundos da oficina de percussão do Monobloco, criada há dez anos, acompanhou o cortejo.
Pela similaridade com os trios elétricos baianos, uma rivalidade ficou latente. O público repetia: "Oooô o Rio é melhor que Salvador".
Segundo o secretário de Ordem Pública do Rio, Alex Costa, a transferência do desfile do Monobloco para o centro deve ser seguida por outros de porte similar.


Texto Anterior: Dono de Porsche não estava embriagado, diz laudo do IML
Próximo Texto: Venda de moedas com marca nazista causa reações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.