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Desempenho no ensino médio piora em MG
No ensino fundamental, cresceu o número de alunos do 5º ano que atingiram o nível "recomendado"
PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO
HORIZONTE
O desempenho em português e matemática dos alunos
do 3º ano do ensino médio (antigo colegial) da rede pública
estadual de Minas caiu entre
2007 e 2008. Os alunos de 5º e
9º anos do ensino fundamental
obtiveram resultado melhor,
mas, na média, também não
atingiram a meta desejada.
O nível recomendado para o
5º ano era de 225 pontos ou
mais em português e 225 em
matemática. No 9º ano, era de
275 e 300 nas mesmas disciplinas. No ensino médio, a pontuação era de 300 e 375.
Os dados são do Proeb (Programa de Avaliação da Educação Básica), que integra o sistema geral de avaliação do governo mineiro e trata especificamente desses três anos do ensino fundamental e médio.
Esses dados não podem ser
comparados com os de São
Paulo, pois foram obtidos por
metodologias diferentes.
A avaliação dos alunos do ensino médio mineiro mostra, na
variação de 2007 para 2008,
que o desempenho do 3º ano foi
negativo, sendo -0,07% em matemática e -0,04 em português.
Nesse grupo, 61,8% dos estudantes tiveram desempenho
"baixo" em matemática, contra
34,4% que ficaram no "intermediário". Apenas 3,8% dos
alunos atingiram o nível "recomendado". Em português,
30,4% ficaram no "recomendado", 40% no "intermediário" e
29,7% no "baixo".
O governo Aécio Neves
(PSDB) vê "avanços", considerando a variação positiva dos
alunos de 5º e 9º anos nas duas
disciplinas, mas sobretudo em
relação aos do 5º ano.
Cresceu quase dez pontos
(de 35,2% para 44,7%) o número de alunos do 5º ano que atingiram o nível "recomendado"
em matemática. Em português,
o crescimento foi de cinco pontos (de 26,5% para 31,5%).
"Tem que investir na alfabetização", disse a secretária de
Educação, Vanessa Guimarães.
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