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Só 17,5% das escolas são adequadas para deficientes
Índice de acessibilidade arquitetônica na rede pública é de 14,6%, contra 29,7% no sistema privado, segundo o MEC
Secretaria de Educação Especial do ministério diz que investimento na área passou de R$ 700 mil em 2003 para R$ 78 milhões neste ano
ANGELA PINHO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Apenas 17,5% das escolas
brasileiras têm banheiros e dependências acessíveis -contando salas, corredores e auditórios- adequados a pessoas
com deficiência ou mobilidade
reduzida. Os dados são do Ministério da Educação.
Por decreto federal, desde
2007 todas as escolas deveriam
ser adequadas a pessoas com
deficiência. Dados do censo escolar de 2009 -fornecidos pelas próprias escolas- mostram
que o índice de acessibilidade
na rede pública é de 14,6%; na
particular, é de 29,7%.
A falta de instalações adequadas é motivo de lembranças
traumáticas. Em 2008, no primeiro ano do ensino médio, Sula Albuquerque Silva entrou em
uma escola de Brasília sem banheiro adaptado a cadeiras de
rodas. Aos 18 anos, teve que
usar fraldas geriátricas até que
o problema fosse contornado.
Para Shirley Silva, professora
da Faculdade de Educação da
USP, o baixo índice de acessibilidade nas escolas está ligado ao
fato de ser recente o crescimento das matrículas de pessoas com deficiência -no ensino fundamental, elas mais do
que dobraram em dez anos.
O baixo índice de acessibilidade não poupa nem o Estado
mais rico do país. Em São Paulo, ocorre uma situação inusitada: a proporção de escolas acessíveis é maior na rede pública
(21%) do que na privada (16%).
Em Osasco, a pesquisadora
Denise Crispim procurou 12
colégios particulares que oferecessem educação infantil e ensino fundamental para matricular sua filha Sofia, cadeirante
de quatro anos. Em todos, diretores alegaram que o espaço
não era adequado para a garota.
"Percebi que eles usavam a
questão arquitetônica como
desculpa para justificar que, na
verdade, não sabiam lidar com
a deficiência", diz.
Segundo Martinha Clarete
Dutra dos Santos, da Secretaria
de Educação Especial do MEC,
o investimento em acessibilidade passou de R$ 700 mil em
2003 para R$ 78 milhões neste
ano, o que deverá aumentar o
percentual de escolas públicas
adaptadas para 25%. Ela diz, no
entanto, que a responsabilidade principal é dos Estados e
municípios, que têm a maior
parte das escolas do país.
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