São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalista José Roberto de Alencar morre aos 62 anos em São Paulo

Como repórter ou colaborador, passou por no mínimo 44 órgãos de imprensa

DA REPORTAGEM LOCAL

Morreu na terça-feira à noite, em São Paulo, o jornalista José Roberto de Alencar. Seu corpo foi cremado ontem. Ele estava com 62 anos e foi vítima de complicações provocadas por uma cirurgia para a retirada de um aneurisma na aorta abdominal.
Como repórter ou colaborador, passou por no mínimo 44 órgãos de imprensa. Na Folha foi um dos integrantes da equipe que em 1984 cobriu a campanha das "Diretas-Já".
Trabalhou também, entre outros, na "Gazeta Mercantil", "Jornal da República", "O Estado de S. Paulo", "Jornal da Tarde", "Folha da Tarde", "Jornal do Brasil", "Opinião", "Movimento" e nas revistas "Exame", "Época", "IstoÉ" e "Senhor".
Deixou três livros sobre suas experiências profissionais: "Sorte e Arte", "Muita Sorte e Pouco Juízo" e "ABC do Nhe, Nhe, Nhém".
Nascido em Santa Rita de Caldas (MG), era um jornalista que demonstrava muito entusiasmo pela profissão. Foi um tipo de repórter capaz de simular determinada identidade ou atividade profissional para entender melhor o assunto que investigava -tornou-se por alguns dias camelô num subúrbio do Rio, na preparação de reportagem sobre a máfia do comércio ambulante, e em determinado Natal vestiu-se de Papai Noel para relatar como as pessoas reagiriam.
Interrompeu a carreira em seu início, quando sentiu-se ameaçado pelo regime militar. Obteve uma carteira de habilitação profissional e sobreviveu por alguns meses como motorista de caminhão.
Alencar conseguia misturar dois ingredientes que transpareciam em seus textos: o bom humor e a indignação. Gostava de brincar com os significados de palavras ambíguas ou esconder fragmentos de versos por sua capacidade descritiva.
Esse comportamento fez dele um cidadão e um jornalista irrequieto e livre, mas ao mesmo tempo disciplinado com os prazos para apuração e com os horários de fechamento das editorias em que estava alocado. (JBN)


Texto Anterior: Irmão de francês lamenta por brasileiros
Próximo Texto: Apenas 16,9% usam filtro solar, diz pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.