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Kassab anuncia 3º pacote para o trânsito
Um dia depois da demissão do presidente da CET, prefeito anuncia obras de melhoramento viário em 40 pontos da cidade
De pacote anunciado em março, apenas 4 das 19 intervenções viárias já foram entregues e 3
delas estão atrasadas
DA REPORTAGEM LOCAL
DO "AGORA"
No dia seguinte à demissão
de Roberto Scaringella da presidência da CET (Companhia
de Engenharia de Tráfego), o
prefeito Gilberto Kassab
(DEM) anunciou o terceiro pacote de medidas paliativas para
combater a lentidão do trânsito
de São Paulo.
Serão obras de melhoramento viário em 40 pontos da cidade que haviam sido antecipadas
no dia 19 de março, quando a
prefeitura anunciou o primeiro
pacote antitrânsito. A Folha
apurou que Scaringella não discordava das medidas, mas as
via com indiferença, por trazer
impacto quase nulo ao trânsito.
Ontem, o secretário dos
Transportes, Alexandre de Moraes, disse que a saída de Scaringella não muda a política de
trânsito, negou divergências
com o ex-presidente da CET e
afirmou que a alteração foi
uma "mudança administrativa,
por motivos administrativos".
Em seguida, Moraes, que
acumulará a partir de agora a
presidência da CET, indicou
que a prefeitura passará a ter
uma política mais agressiva na
gestão do trânsito, ao afirmar
que haverá uma "otimização
dos projetos de melhoria de
fluidez do trânsito".
A troca de comando na CET
tem relação direta com a questão eleitoral. Kassab será confirmado hoje, em convenção do
DEM, como candidato à reeleição tendo na piora do trânsito e
na crise do transporte público
suas principais fraquezas, que
já começaram a ser exploradas
por seus adversários.
Kassab tentou desvincular a
demissão do presidente da
CET da questão eleitoral. "As
alterações na administração
pública são rotineiras."
Cronograma atrasado
Do pacote anunciado em
março, apenas 4 das 19 intervenções viárias em pontos críticos da cidade já foram entregues e 3 delas estão atrasadas. A
maioria das medidas atende ao
cronograma previsto, mas especialistas reafirmam que as
ações são tímidas.
Segundo levantamento da
Secretaria dos Transportes,
três intervenções tiveram prazo de conclusão estendido por
inclusão de serviços ou mudança no cronograma.
A principal obra atrasada é a
do corredor de ônibus da estrada do M'Boi Mirim (zona sul de
SP). As intervenções, entre elas
a colocação de tachões para impedir a entrada de carros, ainda
estão em andamento -a previsão de término era abril.
Em outras duas obras de ampliação da parada de ônibus na
zona sul, o prazo mudou. Na
avenida João Dias, de maio para junho. Na estrada de Itapecerica, de junho para julho.
O pacote foi divulgado em
março pelo secretário dos
Transportes após um recorde
de congestionamento na cidade. Além das obras, as medidas
incluem proibição de estacionamento e de carga e descarga,
divulgação de rotas alternativas e retirada de valetas e lombadas.
Para Jaime Waisman, doutor
em engenharia de transportes e
professor de transporte público da USP, o período de três
meses é curto para gerar reflexos relevantes no tráfego. Mas
as intervenções terão apenas
impacto local. "Um impacto
maior é a questão da circulação
dos caminhões, uma medida
muito grande desde que tenha
fiscalização."
(EVANDRO SPINELLI, RICARDO SANGIOVANNI, ALENCAR IZIDORO e JORGE SOUFEN JR)
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