São Paulo, sábado, 14 de junho de 2008

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Kassab anuncia 3º pacote para o trânsito

Um dia depois da demissão do presidente da CET, prefeito anuncia obras de melhoramento viário em 40 pontos da cidade

De pacote anunciado em março, apenas 4 das 19 intervenções viárias já foram entregues e 3 delas estão atrasadas

DA REPORTAGEM LOCAL
DO "AGORA"

No dia seguinte à demissão de Roberto Scaringella da presidência da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou o terceiro pacote de medidas paliativas para combater a lentidão do trânsito de São Paulo.
Serão obras de melhoramento viário em 40 pontos da cidade que haviam sido antecipadas no dia 19 de março, quando a prefeitura anunciou o primeiro pacote antitrânsito. A Folha apurou que Scaringella não discordava das medidas, mas as via com indiferença, por trazer impacto quase nulo ao trânsito.
Ontem, o secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, disse que a saída de Scaringella não muda a política de trânsito, negou divergências com o ex-presidente da CET e afirmou que a alteração foi uma "mudança administrativa, por motivos administrativos".
Em seguida, Moraes, que acumulará a partir de agora a presidência da CET, indicou que a prefeitura passará a ter uma política mais agressiva na gestão do trânsito, ao afirmar que haverá uma "otimização dos projetos de melhoria de fluidez do trânsito".
A troca de comando na CET tem relação direta com a questão eleitoral. Kassab será confirmado hoje, em convenção do DEM, como candidato à reeleição tendo na piora do trânsito e na crise do transporte público suas principais fraquezas, que já começaram a ser exploradas por seus adversários.
Kassab tentou desvincular a demissão do presidente da CET da questão eleitoral. "As alterações na administração pública são rotineiras."

Cronograma atrasado
Do pacote anunciado em março, apenas 4 das 19 intervenções viárias em pontos críticos da cidade já foram entregues e 3 delas estão atrasadas. A maioria das medidas atende ao cronograma previsto, mas especialistas reafirmam que as ações são tímidas.
Segundo levantamento da Secretaria dos Transportes, três intervenções tiveram prazo de conclusão estendido por inclusão de serviços ou mudança no cronograma.
A principal obra atrasada é a do corredor de ônibus da estrada do M'Boi Mirim (zona sul de SP). As intervenções, entre elas a colocação de tachões para impedir a entrada de carros, ainda estão em andamento -a previsão de término era abril.
Em outras duas obras de ampliação da parada de ônibus na zona sul, o prazo mudou. Na avenida João Dias, de maio para junho. Na estrada de Itapecerica, de junho para julho.
O pacote foi divulgado em março pelo secretário dos Transportes após um recorde de congestionamento na cidade. Além das obras, as medidas incluem proibição de estacionamento e de carga e descarga, divulgação de rotas alternativas e retirada de valetas e lombadas.
Para Jaime Waisman, doutor em engenharia de transportes e professor de transporte público da USP, o período de três meses é curto para gerar reflexos relevantes no tráfego. Mas as intervenções terão apenas impacto local. "Um impacto maior é a questão da circulação dos caminhões, uma medida muito grande desde que tenha fiscalização." (EVANDRO SPINELLI, RICARDO SANGIOVANNI, ALENCAR IZIDORO e JORGE SOUFEN JR)

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