São Paulo, segunda, 14 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tese analisa universo feminino

da Reportagem Local

O universo feminino e as relações afetivas entre mulheres são os principais elementos trabalhados na dissertação de mestrado "As Filhas de Deméter: o Cordão Umbilical da Cosmogonia Feminina".
A tese da jornalista Paola Patassini, apresentada ao programa de comunicação e semiótica da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de SP), faz uma análise das relações afetivas entre mulheres a partir de um mito grego.
O mito de Deméter e Perséfone, considerado na tese um paradigma das relações afetivas entre mulheres, revela, segundo a pesquisadora, aspectos bastante representativos do universo feminino.
Perséfone, que é filha de Deméter, é raptada por Hades, o deus das profundezas infernais, e se torna a rainha do mundo subterrâneo. Deméter, que é a deusa dos trigais, faz uma chantagem com Zeus, o deus dos deuses, ameaçando não permitir que o alimento nasça na terra para conseguir passar a ver a filha periodicamente.
Segundo a pesquisadora, esse mito, que envolve uma forte afetividade entre mãe e filha, está vivo no inconsciente coletivo e sempre surge com outras roupagens.
Fazendo um paralelo com o mito, a tese analisou contos de fadas, quadros e contos literários.
A análise, de forma inovadora, procurou ampliar o conceito de homossexualidade para os planos simbólico, mitológico e espiritual, procurando englobar novos modelos do ser mulher no mundo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.