São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

INFÂNCIA

ECA faz 14 anos com problemas na implantação
Há 14 anos em vigor, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ainda apresenta problemas em sua implantação.
Para Mário Volpi, oficial de projetos do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o ECA contribuiu para melhorar quantitativamente os indicadores sociais, mas a qualidade de alguns serviços ainda é precária. "Quase 97% das crianças estão na escola, mas elas estão aprendendo menos, como mostrou uma pesquisa recente", disse.
Para o ministro Nilmário Miranda (Direitos Humanos), 70% das unidades de internação de jovens infratores são inadequadas.
A violência entre jovens de 15 a 24 anos decorre da desigualdade social -é a conclusão do estudo ""Desigualdade social, violência e jovens no Brasil" feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado nesta semana, em comemoração dos 14 anos do ECA.
Segundo Enid Rocha, uma das responsáveis pelo estudo, a frustração e o convívio entre ricos e pobres motivam a violência juvenil.
A pesquisa mostra ainda que, dos jovens extremamente pobres (renda per capita de até 1/4 do salário mínimo), 71% são negros.
(DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Há 50 anos: Prevista troca de Hanói por paz
Próximo Texto: Anencefalia: SP e RJ realizam três abortos após liminar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.