São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

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PANORÂMICA

EDUCAÇÃO

Estudantes de classes sociais altas obtêm melhor desempenho no Enem 2003
Os estudantes que vivem em famílias com bens relacionados às classes sociais mais altas, como TV, computador, acesso à internet, carro e telefone, tiveram desempenho melhor no Enem 2003 (Exame Nacional do Ensino Médio).
Segundo o Inep (instituto de pesquisas do Ministério da Educação), que aplicou o exame, alunos que declararam ter esses itens tiveram, em média, 22 pontos a mais (63 a 41) na prova objetiva que aqueles com pouco ou sem nenhum acesso a eles. A escala vai de zero a 100.
Outro fator verificado relacionado à renda foi o desempenho dos alunos que freqüentaram cursos de língua estrangeira, informática e pré-vestibular. Esses estudantes obtiveram 17 pontos acima (62 a 45), em média, em relação àqueles que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de fazer esses cursos.
Para chegar a essas conclusões, o Inep cruzou os resultados do Enem com as respostas dos participantes ao questionário socioeconômico do exame. As informações, produzidas pela primeira vez, constam no relatório encaminhado a todas as escolas de ensino médio.
A média geral na prova objetiva foi 49,5 pontos. Fizeram o exame 1,3 milhão de estudantes do último ano do ensino médio. Atualmente, a prova é opcional, mas o Ministério da Educação quer torná-la obrigatória.
O levantamento mostra também uma diferença de sete pontos na média entre os alunos que lêem, com freqüência, jornais, revistas e livros e aqueles que não o fazem (53 a 46).
Outro fator identificado pelo Inep que reflete no desempenho é o interesse do participante por assuntos da atualidade. (DA FOLHA ONLINE)


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