São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interior de SP ganha banco de tumores

Dados armazenados pelo Hospital de Câncer de Barretos serão usados para formar cadastro nacional dos tipos da doença

Material é coletado dos pacientes que autorizam a prática e ajuda a buscar novas alternativas de tratamento no futuro


JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

Um banco de tumores utilizado em pesquisas médicas relacionadas ao câncer e para a formação de um cadastro nacional dos tipos da doença foi criado no Hospital de Câncer de Barretos (424 km a noroeste de São Paulo). Segundo a entidade, é o primeiro a ser implantado no interior de São Paulo.
"É um material excepcional para estudos, em busca de melhor conhecimento da própria doença, novas atividades terapêuticas e tratamentos futuros", disse o médico patologista Geraldo Hidalgo, da coordenação do projeto,
Segundo ele, cerca de 300 tumores foram reunidos no banco do hospital desde abril, quando começou a coleta do material. "Isso [300 tumores] dá cerca de 600 amostras. Colhemos do tecido normal e do tumor. Também colhemos o sangue, para separar o soro e os linfócitos [células de defesa]. Às vezes o mesmo tipo de tumor tem comportamento diferente em cada pessoa."
Após a coleta do material vem a fase de armazenamento. "Eles ficam armazenados [a cerca de -85C] e à disposição para que pesquisadores apresentem projetos de pesquisa na área. Se os projetos forem aprovados, o grupo de pesquisadores pode receber as amostras dos casos armazenados e fazer a pesquisa", afirmou Hidalgo.
Todos os tumores coletados e catalogados pelo hospital são de pacientes que fazem tratamento na instituição e que autorizaram os médicos a realizarem os procedimentos.
Com custo estimado em R$ 200 mil, o projeto foi desenvolvido em associação com a Unesp de São José do Rio Preto e teve apoio financeiro da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP).
Segundo dados do Hospital de Câncer de Barretos, há no país outros dois bancos de tumores: no Hospital das Clínicas, em São Paulo, e no Inca (Instituto Nacional de Câncer), no Rio de Janeiro.
O Hospital de Câncer de Barretos atende cerca de 2.000 pessoas por dia.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Reforma da Fernando Prestes é concluída
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.