São Paulo, terça-feira, 14 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Facção é a maior rival do Comando Vermelho no narcotráfico

DA SUCURSAL DO RIO

A facção criminosa Terceiro Comando surgiu em meados dos anos 80 no Rio, como dissidência do Comando Vermelho (grupo surgido no presídio da Ilha Grande, onde criminosos cumpriam pena junto com presos políticos).
As duas facções são as maiores rivais pelo domínio do narcotráfico nos morros e favelas do Rio, com áreas delimitadas de ação.
Em algumas áreas, como no complexo da Maré, só uma rua delimita os territórios das duas facções. Quem ultrapassa a linha inimiga é punido com a morte.
Com a prisão dos primeiros líderes do Comando Vermelho e do Terceiro Comando, novas gerações foram surgindo para controlar o tráfico. Formaram-se, então, o Comando Vermelho Jovem e o Terceiro Comando Jovem.
Hoje, os líderes dos comandos jovens -que também já foram presos- não aceitam mais a obediência cega às gerações mais antigas. É o que acontece com o Terceiro Comando Jovem, em disputa interna com os primeiros chefes do Terceiro Comando.
As facções dominam os presídios e disputam poder dentro das penitenciárias. As galerias das unidades são "loteadas" de acordo com os grupos, para evitar tumultos e brigas internas.
Há também loteamento nas unidades de reabilitação de menores infratores. Muitos contam que só podem ficar em determinada unidade se ela for dominada pela facção a que pertencem.


Texto Anterior: Rebelião no Rio deixa 8 presos feridos a bala
Próximo Texto: Motim no interior de SP dura 19 horas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.