São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filha de ex-líder estudantil, delegada é impedida de protestar no ABC paulista

ANDRÉ CARAMANTE
KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos incidentes mais graves registrados ontem por conta do protesto dos policiais civis aconteceu no 1º Distrito Policial de Diadema (ABC) e envolveu a delegada plantonista Barbara Travassos e um de seus chefes, o delegado seccional da cidade, Ivaney Cayres de Souza.
Com salário mensal de R$ 2.685, a delegada é conhecida na polícia por ser filha de Luís Gonzaga Travassos da Rosa, um dos mais importantes líderes estudantis que presidiram a UNE (União Nacional dos Estudantes) nos anos 60, ainda na ditadura militar.
Souza ficou irritado, segundo colegas da policial, porque descobriu que ela é filha de Travassos e havia aderido ao protesto.
A delegada usava adesivos da mobilização dos policiais colados em sua roupa enquanto estava no 1º DP de Diadema, onde era a plantonista responsável. Procurada pela reportagem, a policial não falou.
Souza ordenou que ela retirasse os adesivos da roupa e, diante da recusa dela, ele ameaçou "recolhê-la" -ou seja, mandá-la para a Corregedoria Geral da Polícia Civil. Depois de um bate-boca com Souza, a delegada voltou a trabalhar normalmente, sem os adesivos.
A Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de SP) entrará com representação no conselho de ética da Polícia Civil contra Souza por "constrangimento ilegal".
O delegado Souza foi procurado, mas não atendeu ao pedido de entrevista, assim como o chefe da Polícia Civil, delegado Maurício José Lemos Freire.
Ontem, a Corregedoria da Polícia Civil percorreu delegacias na capital e no Estado para elaborar uma lista com os nomes dos policiais que aderiram aos protestos.
No acordo firmado à tarde no TRT e que suspendeu a greve por uma semana, ficou acertado que o governo "não tomará nenhuma atitude de retaliação" em relação à paralisação de ontem.


Texto Anterior: Aposentada não consegue fazer registro de ameaça que aflige neto de 11 anos
Próximo Texto: Lei da guarda compartilhada para filhos passa a vigorar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.