São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2010 |
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ENTREVISTA Idealizador defende dar recompensa financeira a alunos DE SÃO PAULO Um dos idealizadores do projeto, o professor Ricardo Madeira, da USP e da Fipe, afirma que o vale-presente "é um reconhecimento simbólico ao esforço do aluno".
Folha - O que motivou a introdução do vale-presente? Ricardo Madeira - Há uma extensa literatura especializada dedicada à avaliação de impacto de incentivos financeiros sobre desempenho dos alunos. Uma das principias mensagens é que os resultados mais expressivos são obtidos quando recompensas financeiras são oferecidas em contrapartida a esforços dos alunos, tal como os medidos pela assiduidade em atividades extraclasse. Alguns educadores apontaram o risco de os alunos ficarem motivados a irem mal para ganhar o vale... É difícil imaginar que um bom aluno optará pelo baixo desempenho para ganhar vale-presente, dado uma vez, desde que frequente atividades no contraturno [à tarde]. É a escola que indicará quais dos interessados têm o perfil para o programa. Texto Anterior: Secretaria agora diz que R$ 50 só podem ser gastos com livro ou CD Próximo Texto: Tira-dúvidas nas escolas estaduais Índice |
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