São Paulo, Sábado, 14 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança prejudica mucosas

da Redação

A mudança brusca de temperatura, esperada para este fim-de-semana, prejudica o organismo e favorece irritações respiratórias.
As principais "vítimas" são as vias aéreas superiores (brônquios, traquéia, laringe, faringe, ouvido e nariz), que têm mucosas cujo contato com o ar é direto.
Segundo o infectologista Ricardo Tapajós, essas mucosas ficam secas e machucadas por causa da baixa umidade do ar no inverno.
Com a queda repentina de temperatura, não há tempo para adaptação ao novo ambiente, e os locais já feridos ficam mais suscetíveis a irritações.
Para minimizar ou até evitar o problema, Tapajós aconselha as pessoas a manter as mucosas sempre úmidas. Algumas maneiras de fazer isso: pingar soro fisiológico no nariz, inalar o vapor da água quente do banho ou de uma chaleira no fogão -tomando o cuidado para não deixar o rosto em contato direto com o vapor da chaleira, que pode provocar queimaduras (você pode usar uma toalha ou um pedaço de cartolina para direcionar o vapor).
É importante também, segundo o médico, beber bastante água e evitar exposição excessiva ao frio, usando agasalho adequado. Outra dica é evitar o ar-condicionado, que diminui a umidade do ar.


Texto Anterior: Evite ambientes fechados
Próximo Texto: Ceará: Tremores de terra assustam moradores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.