São Paulo, terça-feira, 14 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ônibus vence carro por 26 minutos

DA REPORTAGEM LOCAL

A inauguração do corredor de ônibus e do túnel da avenida Rebouças indica que os coletivos serão a melhor alternativa para quem quiser economizar tempo.
A Folha fez no final da tarde de ontem uma rota da rua da Consolação, no centro, até a av. Jorge João Saad, que dá acesso ao estádio do Morumbi, na zona oeste. De ônibus, a duração foi de 37 minutos. De carro, 63 minutos.
"Isso era horrível", disse a bancária Roselaine Ciferi, usuária dos ônibus municipais. "Na última sexta-feira eu levei quatro horas e meia para ir do centro até a minha casa na zona sul. Vou poder ver minhas filhas mais cedo hoje."
A única reclamação dos passageiros foi quanto às paradas dos ônibus. "Há quatro pontos. Se eu dou sinal para meu ônibus e não há trânsito, ele só pára lá na frente", disse Genilda Saporito.
No teste feito pela reportagem, um carro saiu ao mesmo tempo em que um repórter seguia em um ônibus no sentido Vila Sônia.
O único ponto de retenção do coletivo foi observado próximo ao shopping Eldorado. As obras de construção de uma passarela e alguns motoristas e motociclistas que invadiram a faixa exclusiva trouxeram congestionamentos.
Quando a viagem de ônibus chegou ao seu destino final, na Jorge João Saad, quem estava no carro não havia saído do túnel.
"Ficou bom só para os ônibus", disse Mathias Lopes, taxista que explicou aquilo que achava das obras com um palavrão.
No trecho do corredor circulam 58 linhas e 800 ônibus, que atendem 480 mil pessoas. No cruzamento da Rebouças com a avenida Brigadeiro Faria Lima passam 3.000 veículos nos picos -a média da capital paulista é de somente 1,6 passageiro por carro.
O secretário dos Transportes, Gerson Bittencourt, reconheceu ontem que a situação atual ainda é improvisada. Diz que a acessibilidade dos pedestres será adequada depois da conclusão de obras de aterramento da fiação aérea na Rebouças. Afirma ter "convicção" de que as condições do trânsito vão melhorar. Sobre os atropelamentos, Bittencourt afirmou que a prefeitura fez sinalização para evitá-los. "É um tipo de acidente que acontece em várias regiões. Não é um problema do corredor."

Texto Anterior: Improviso e congestionamento marcam estréia de túnel e corredor na Rebouças
Próximo Texto: Passagens paulistanas: Fiscal atende 5 motoristas por minuto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.