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Ônibus vence carro por 26 minutos
DA REPORTAGEM LOCAL
A inauguração do corredor de
ônibus e do túnel da avenida Rebouças indica que os coletivos serão a melhor alternativa para
quem quiser economizar tempo.
A Folha fez no final da tarde de
ontem uma rota da rua da Consolação, no centro, até a av. Jorge
João Saad, que dá acesso ao estádio do Morumbi, na zona oeste.
De ônibus, a duração foi de 37 minutos. De carro, 63 minutos.
"Isso era horrível", disse a bancária Roselaine Ciferi, usuária dos
ônibus municipais. "Na última
sexta-feira eu levei quatro horas e
meia para ir do centro até a minha
casa na zona sul. Vou poder ver
minhas filhas mais cedo hoje."
A única reclamação dos passageiros foi quanto às paradas dos
ônibus. "Há quatro pontos. Se eu
dou sinal para meu ônibus e não
há trânsito, ele só pára lá na frente", disse Genilda Saporito.
No teste feito pela reportagem,
um carro saiu ao mesmo tempo
em que um repórter seguia em
um ônibus no sentido Vila Sônia.
O único ponto de retenção do
coletivo foi observado próximo
ao shopping Eldorado. As obras
de construção de uma passarela e
alguns motoristas e motociclistas
que invadiram a faixa exclusiva
trouxeram congestionamentos.
Quando a viagem de ônibus
chegou ao seu destino final, na
Jorge João Saad, quem estava no
carro não havia saído do túnel.
"Ficou bom só para os ônibus",
disse Mathias Lopes, taxista que
explicou aquilo que achava das
obras com um palavrão.
No trecho do corredor circulam
58 linhas e 800 ônibus, que atendem 480 mil pessoas. No cruzamento da Rebouças com a avenida Brigadeiro Faria Lima passam
3.000 veículos nos picos -a média da capital paulista é de somente 1,6 passageiro por carro.
O secretário dos Transportes,
Gerson Bittencourt, reconheceu
ontem que a situação atual ainda é
improvisada. Diz que a acessibilidade dos pedestres será adequada
depois da conclusão de obras de
aterramento da fiação aérea na
Rebouças. Afirma ter "convicção"
de que as condições do trânsito
vão melhorar. Sobre os atropelamentos, Bittencourt afirmou que
a prefeitura fez sinalização para
evitá-los. "É um tipo de acidente
que acontece em várias regiões.
Não é um problema do corredor."
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