São Paulo, segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Parque Buenos Aires ganha intervenções artísticas em seu aniversário de 96 anos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Livros flutuantes, borboletas feitas de sacos plásticos que se transformarão em flores, jogo de amarelinha gigante, bichos escondidos na mata -essas e outras intervenções artísticas compõem a paisagem do parque Buenos Aires, em Higienópolis (centro de SP) desde sábado.
A mostra "Oxigênio" abriu a série de eventos que farão parte das comemorações pelos 96 anos do parque. De acordo com Dácio Bicudo, líder do projeto, interação é uma das principais características da ocupação.
"É uma tentativa de ocupar espaços pouco convencionais e mostrar que qualquer lugar pode ser lugar de arte", diz.
"As pessoas vêm ao parque desarmadas e acabam surpreendidas pelas intervenções", comenta Fernanda Eva, que assina a obra "Bichos Nativos".
Pintados sobre placas de metal, oito animais silvestres foram colocados num dos corredores do parque. A ideia é que os frequentadores os encontrem escondidos na mata. Após a mostra, Eva doará as peças, que ficarão permanentemente expostas no local.
Intrigada pelos panos brancos -as três terezas-, de Regina de Barros, pendurados por cordas de aço numa clareira, a arquiteta e frequentadora Rosane Motta, 43, diz que intervenções mudam a rotina de quem vai regularmente ao parque. "Nos sentimos convidados a enxergar o lugar de um modo diferente daquele com que estamos acostumados."
Os frequentadores também são convidados a levar flores brancas ao parque em 20 de setembro como parte da intervenção da artista Monique Allain, que substituirão as borboletas de saco plástico. Na mesma data haverá bolo de aniversário e show do baixista Guy Sasso.
Ainda farão parte da programação a peça de teatro "Aqui Ninguém É Inocente", no próximo sábado, e o show da banda Mecenas, no dia 27.


Texto Anterior: Agentes vetam visita a presos após morte de colega em Salvador
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.