São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Horário de verão já vale em 3 regiões do país

Medida começou a vigorar à 0h de hoje e vai durar 125 dias; economia no consumo de energia deve ser de R$ 50 milhões

O horário de verão é necessário porque nesta época do ano ocorre um aumento da demanda por energia elétrica

DA REPORTAGEM LOCAL

Começou o horário de verão. Os relógios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, devem ser adiantados em uma hora hoje. A mudança deve durar quatro meses e terminar no dia 16 de fevereiro de 2008.
O principal objetivo do governo com o horário de verão é economizar energia elétrica. A previsão do Ministério de Minas e Energia é economizar entre 4% e 5% da energia gasta nas três regiões no horário de pico, das 19h às 22h.
De acordo com o ministério, essa economia representa cerca de 2 mil MW (megawatts). Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a economia deve ser de 1.745 MW, "o que equivale ao dobro da carga de consumo de pico de Brasília". Essa foi a mesma previsão do ano passado feita pelo governo.
A mudança do horário é necessária porque nesta época do ano há um aumento da demanda provocado pelo crescimento da produção industrial para o Natal e, também, do uso de ar-condicionado devido ao calor.

Menos lâmpadas
Como o dia fica claro até as 20h no horário de verão, a economia de energia se dá na área comercial -os expedientes são encerrados ainda durante o dia- e na iluminação pública, acionada mais tarde. Com isso, há menos lâmpadas acesas no horário de pico dos chuveiros.
O horário vai durar 125 dias neste ano, 13 a mais do que o de 2006, quando foram economizados R$ 50 milhões.

Histórico
É a 37ª edição do horário de verão, implantado pela primeira vez em 1931, e o 22º ano consecutivo pós-regime militar. Ele ficou suspenso de 1968 a 1985. Até 1967, porém, era adotado esporadicamente.
O primeiro país a adotar o horário de verão foi a Alemanha, na Primeira Guerra.


Texto Anterior: Ex-diretor relata em livro irregularidades no HC
Próximo Texto: Motorista deve evitar estrada das 14h às 23h
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.