São Paulo, sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro reforça tese de falhas dos pilotos no voo 447

Obra traz novos extratos de conversas na cabine

ANA CAROLINA DANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Livro publicado na França reforça a tese de que erros dos pilotos causaram o acidente com o voo 447 da Air France, que caiu no oceano Atlântico em 31 de maio de 2009, matando 228 pessoas.
Intitulado Erreurs de Pilotage (Erros de Pilotagem, na tradução livre, publicado pela Alti Presse), o livro traz transcrição de extratos inéditos de duas horas de conversas na cabine de pilotagem registradas pelas caixas-pretas da aeronave.
Segundo o autor, Jean-Pierre Otelli, não há duvida de que o acidente poderia ter sido evitado. Para ele, o comandante Marc Dubois teve atitude passiva naquele momento.
Pela publicação, pouco antes de o avião tocar o Atlântico, um dos copilotos diz: "Perdemos o controle do avião." Apesar disso, para o autor, a gravação indica que o comandante não assumiu o controle da aeronave.
"Eu interroguei vários comandantes e todos me disseram que teriam tirado um dos copilotos de seu assento para retomar o controle", diz Otelli.
Para Carlos Camacho, diretor do sindicato dos aeronautas, o piloto não necessariamente agiu de forma incorreta. Na avaliação dele, quando o piloto entrou na cabine, o avião já estava instável. Seria sido ainda mais arriscado trocar o comando.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Governo aponta redução de ataques a caixas eletrônicos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.