São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2006

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Passageiros voltam a sofrer com atrasos e cancelamentos

DA REPORTAGEM LOCAL
DA AGÊNCIA FOLHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No terceiro dia da atual crise do setor aéreo, os passageiros voltaram a sofrer com a demora e a falta de informação. De 14 aeroportos -de diversas regiões do país- consultados pela Folha, foram registrados atrasos e cancelamentos em 13 deles e o clima era de desânimo, cansaço e irritação.
"Nem sabia que esses problemas de atraso estavam acontecendo de novo. Achei que estava resolvido", reclamava Célia Regina de Araújo, 29, auxiliar administrativa. Ela está em férias e vai visitar a irmã e os sobrinhos, que moram em Manaus. Seu vôo, pela Varig, estava marcado para sair do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP) às 11h, mas só partiu às 14h30.
Até as 19h de ontem, Cumbica registrava 48 vôos atrasados. No aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), foram registrados 70 atrasos e 7 cancelamentos de vôos. A espera média era de uma hora e meia.
Por volta das 10h, Clóvis Vieira, 36, gerente de vendas, já esperava uma cliente em Congonhas havia três horas. O vôo que ele aguardava, proveniente de Manaus, estava programado para chegar a São Paulo às 6h30, mas só pousou às 10h40.
"Liguei para a TAM três vezes para saber quanto tempo o vôo estava atrasado. Em nenhuma delas consegui informações concretas", disse Vieira. "Só fiquei sabendo do atraso há dez minutos, pelo painel aqui do aeroporto", completou.
Apesar de não haver registros significativos de atrasos em vôos internacionais, não foram apenas brasileiros que sofreram com os problemas de atrasos nos aeroportos.
Os uruguaios Valeria e Diego, ambos de 25 anos, vieram passar a lua-de-mel no Brasil e estavam a caminho de Maceió.
"O vôo saiu no horário de Montevidéu, mas atrasou uma hora na escala em Porto Alegre. Com isso a gente perdeu o vôo para Maceió, que era às 10h30. Agora vamos ficar esperando até as 21h", disse Valéria.
Diego, por sua vez, temia mais atrasos. "Temos uma semana no Brasil para a lua-de-mel. Já perdemos um dia." A Gol, responsável pelo vôo atrasado e por levar o casal a Maceió, pagou um hotel aos dois.


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