UOL


São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacientes devem redobrar higiene para evitar doença

DA REPORTAGEM LOCAL

Os pacientes que se submetem a implantes precisam ter cuidados redobrados com a higiene bucal para evitar a formação de placa bacteriana na superfície do dente implantado.
Segundo o periodontista Rodrigo Bueno de Moraes, 32, assim como ocorre com os dentes naturais, os tecidos ao redor dos dentes substitutos também podem infeccionar, ocasionando a periimplantite.
A doença pode levar ao desgaste ósseo ao redor do implante, causando a perda do dispositivo e de outros dentes.
Tratar a periimplantite é muito mais difícil do que tratar a infecção dos tecidos que circundam os dentes naturais (periodontite) porque o implante não possui o ligamento periodontal (que liga o dente ao osso). "A infecção vai direto para o osso. Tentamos controlá-la com antibióticos, mas nem sempre o tratamento é efetivo", afirma a periodontista Idelana Maria Luz Lopes, 41.
Para ela, todo dentista deveria verificar se o paciente tem periodontite antes de colocar o implante. "Não pode ter pressa. É fundamental tratar a doença primeiro", diz.


Texto Anterior: Saúde: Implante permite mastigação imediata
Próximo Texto: Depoimento: "Tinha medo de sorrir"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.