UOL


São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRÉ-NATAL

Controle faz bebê ganhar peso
O aumento do número de consultas pré-natais (de 0 a 3 para 7 ou mais) e da acessibilidade para as categorias de risco reduzem o retardo do crescimento intra-uterino dos bebês, a prematuridade, o número de nascidos vivos com baixo peso e as mortes no período perinatal, segundo Samuel Kilsztajn e colaboradores do Laboratório de Economia Social da PUC/SP. O estudo, "Assistência pré-natal, baixo peso e prematuridade no Estado de São Paulo, 2000", foi publicado na Revista de Saúde Pública, editada pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

CÂNCER

Tendência é ascendente em São Paulo
A tendência da incidência de câncer na cidade de São Paulo continua ascendente porque a população acima de 60 anos de idade aumenta progressivamente, diz o médico Antonio Pedro Mirra, coordenador do registro de câncer do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP. Entre os homens, o da próstata é o mais comum (92,4 casos para 100 mil habitantes) seguindo-se o de pulmão (37,6/100 mil). Nas mulheres, o primeiro é o de mama (91,4/100 mil), seguido pelo colo do útero (23,0/ 100 mil).

E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: Plantão médico: Ano acaba com avanços e esperanças
Próximo Texto: Mortes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.