São Paulo, Sábado, 15 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peritos refazem parecer sobre a sanidade de atirador do shopping

da Reportagem Local

Os peritos encarregados de fazer os exames de sanidade mental do estudante de medicina Mateus da Costa Meira, 24, encaminharam à Justiça uma retificação de seu relatório na qual contradizem algumas das afirmações que fizeram sobre o rapaz na primeira versão do documento.
O complemento é datado de 10 de janeiro, 12 dias após a conclusão e remessa do laudo inicial.
Nele, os peritos mantêm sua principal conclusão -de que Mateus Meira tinha consciência do que estava fazendo quando invadiu uma sala de cinema do MorumbiShopping (zona sudoeste de SP) e disparou contra a platéia, matando três pessoas e deixando cinco feridos no dia 3 de novembro-, mas alteram várias outras.
Na primeira versão, por exemplo, os médicos afirmam que Meira é dependente de drogas. Na segunda, dizem que "se trata de um usuário ocasional de álcool e cocaína, sem que se apurasse um estado de dependência".
Há mais. Na primeira versão, os peritos afirmam que o réu é portador de um "desenvolvimento mental incompleto ou retardado". Na segunda, negam que o "transtorno esquizóide de personalidade" apresentado por Meira se enquadre nessas definições.
O laudo inicial já havia sido classificado como "contraditório" por psiquiatras consultados pela Folha e pela defesa do estudante. As divergências da retificação e sua simples existência, na opinião do advogado do rapaz, Eduardo Carnelós, reforçam as falhas.
"Eles admitiram que fizeram um trabalho falho", disse Carnelós, que vai pedir a nulidade do laudo na semana que vem.
O juiz José Ruy Borges Pereira, presidente do 1º Tribunal do Júri, onde corre o processo, afirmou que não podia comentar o caso porque não havia lido o complemento. (SÍLVIA CORRÊA)

Texto Anterior: Promotores se negam a fazer júri, e 6 são soltos
Próximo Texto: Polícia: Líder de assalto ao Hopi Hari é preso em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.