São Paulo, terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Até peixe nadava dentro de casa", afirma moradora

Temporal que atingiu o litoral de SP no último sábado causou prejuízo de R$ 5 milhões, diz Prefeitura de Peruíbe

Cidade, uma das mais atingidas pela chuva, teve de encaminhar 1.200 pessoas para abrigos, segundo a Defesa Civil

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PERUÍBE

Menos de um mês após ter se mudado para Peruíbe, no litoral sul, a família de Maria José Aparecida de Paula, 50, perdeu tudo o que tinha dentro de casa com a chuva do fim de semana.
Ela e outras sete pessoas, sendo cinco crianças, saíram de Embu, na Grande São Paulo, para "fugir da violência". "E porque não tinha emprego."
Na madrugada do último sábado, a casa que a família comprou em Peruíbe, que fica próxima a um rio, foi inundada.
Maria José disse que a água ultrapassou o braço do sofá e molhou móveis e eletrodomésticos, como geladeira e fogão.
A filha dela, Janaína Aparecida de Paula, 23, contou que a família precisou ligar para a Defesa Civil para pedir socorro.
"Um barquinho foi buscar a gente e levou até a pista. Até peixe estava nadando dentro de casa", afirmou ontem, enquanto amamentava Rafael, 44 dias, o mais novo de seus três filhos.
Todos foram encaminhados para o centro de convenções de Peruíbe, local que acolheu 800 pessoas. Segundo a Defesa Civil da cidade, 1.200 pessoas foram levadas para abrigos.
O município estima que o prejuízo causado pela chuva chegue a R$ 5 milhões. A prefeita Julieta Omuro (PMDB) disse que o valor se refere à estrutura física que foi danificada, como estradas e imóveis.
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sobrevoou à tarde a cidade e afirmou que o Estado está disposto a colaborar após a prefeitura fazer um levantamento dos prejuízos.
Segundo ele, será feito um levantamento dos problemas com as estradas, para ajudar a consertá-las em "médio prazo". "Neste momento, o mais urgente é abrigar as pessoas."
Ontem, um trator foi utilizado para ajudar as pessoas a atravessar de um lado a outro em um bairro da cidade. Sidney Pereira, 42, controlava o veículo. "Ajudei a tirar móveis das casas inundadas. Agora, ajudo a transportar as pessoas."


Texto Anterior: Chuva deixa 4 mortos e 15,5 mil desabrigados
Próximo Texto: Chuva provoca alagamentos e lentidão em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.