São Paulo, sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem vigias, CEU é saqueado no Jd. Pantanal

Escola fica em área alagada pelas chuvas desde o mês passado; empresa de segurança diz que enchente atrapalhou vigilância

Criminosos roubaram computadores e aparelhos de som e destruíram parte da escola; prejuízo ainda é calculado pela prefeitura


LEONARDO MESQUITA
DO "AGORA"

Sem segurança, o CEU Três Pontes, no Jardim Pantanal (zona leste de SP), foi depredado e saqueado na madrugada de ontem. Bandidos roubaram computadores e aparelhos de som e destruíram parte dos materiais usados na piscina, no anfiteatro e no berçário, além das salas usadas pelos alunos. A ação ocorreu após invasão pelo muro que envolve a unidade.
Segundo o boletim de ocorrência, portas do refeitório, da biblioteca e das salas de aula, dos professores e de informática foram arrombadas. Os bandidos queimaram poltronas, quebraram armários, cadeiras, mesas e espalharam sujeira pelo chão e pelas paredes, que foram pichadas.
A empresa de segurança privada Gocil, contratada pela prefeitura para vigiar o CEU, reconheceu que não estava fazendo patrulhamento no momento da ação e justificou o descumprimento de contrato pelas condições da via, ainda alagada em consequência de uma enchente ocorrida em dezembro e neste mês.
Representantes da empresa alegam que o alagamento constante da rua Capachós, onde está o CEU, impossibilita a locomoção e o trabalho dos funcionários que fazem a vigilância.
Na comunidade, há quem acredite que a ação foi um protesto contra a prefeitura -moradores pedem, há mais de um mês, uma solução definitiva para o problema. Em visita à região na semana passada, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) chegou a ser vaiado.

Câmeras
As câmeras de segurança instaladas na unidade pela Gocil também não estavam funcionando na madrugada de ontem e, por isso, não há imagens do grupo que possam colaborar na investigação policial. Segundo a empresa, a falha ocorreu por causa da chuva e das constantes quedas de energia.
A única pista até agora foi passada pela gestora da unidade, Maria José Pinto Natale. Ela afirmou ter visto, às 9h30 de ontem, três pessoas na unidade tentando roubar artigos esportivos.
O prejuízo ainda é calculado pela Secretaria Municipal da Educação. Ontem à noite, uma equipe da perícia técnica da polícia fotografou o local, que começará a ser limpo hoje.
O CEU foi aberto em agosto.


Texto Anterior: Joseph Martin Feder (1916-2010): Um visionário e pioneiro dos computadores no Brasil
Próximo Texto: Secretaria vai apurar quebra de contrato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.