São Paulo, sexta-feira, 15 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

URBANISMO

Site da FAU relaciona propostas e análises sobre o Plano Diretor de São Paulo
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) colocou em seu site (www.usp.br/fau) a íntegra de um relatório com sugestões e análises sobre o Plano Diretor da cidade. Os professores da instituição rejeitaram a proposta de plano, apresentada pela prefeitura no ano passado, e se tornaram o grupo mais crítico na primeira fase dos debates.
A principal sugestão dos professores é que o secretário de Planejamento Urbano, Jorge Wilheim, mude a forma como o plano vem sendo debatido. As conclusões contidas no site foram tiradas de um seminário feito na FAU, em dezembro.
Segundo o professor Luiz Carlos Costa, que assina o primeiro artigo do relatório, o processo conduzido pela prefeitura "pode fazer com que a cidade perca a oportunidade estratégica de discutir os seus problemas".
"O plano apresentado pela prefeitura, para nós, não pode ser levado em conta porque contém apenas algumas idéias de planejamento urbano para a cidade, e não um plano propriamente dito", afirma Costa.
Para ele, todos os setores têm de ser convocados. "Para enfrentar determinados problemas, o consenso é uma arma tão importante quanto intervenções urbanísticas pontuais", diz.
Outros professores assinam artigos no relatório da FAU. Ermínia Maricato e Cândido Malta, ex-secretários em administrações passadas, são dois deles.
Ermínia discorre sobre habitação. Entre as propostas que apresenta, está a de criar planos emergenciais para conter a "violência epidêmica" de bairros da periferia. "Há evidências científicas claras sobre espaço e violência", escreve. Malta fala sobre transporte. Em sua avaliação, a cidade precisa impor prejuízos a quem utiliza o automóvel e promove os congestionamentos. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Horário de verão: Economia foi menor do que em 2001
Próximo Texto: Câmara: Corte de funcionários é mantido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.