São Paulo, sexta-feira, 15 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HORÁRIO DE VERÃO

Sul poupou 0,7%

Economia foi menor do que em 2001

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar de ter ficado melhor do que o esperado pelo governo, o resultado do horário de verão -que acaba à 0h de domingo- não atingiu o nível de economia da edição anterior, realizada sem racionamento de energia elétrica.
A expectativa da área técnica era reduzir a demanda de energia no horário de pico em 3% nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Resultado parcial da medida indica que houve 4,5% de redução de demanda nessas regiões.
No entanto o resultado da economia geral do consumo de energia ficou abaixo do que o governo esperava. A expectativa era economizar 0,9% nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas ficou em 0,7%. A economia mede o quanto foi poupado, em média, ao longo da vigência da medida.
A demanda é a quantidade máxima de energia consumida em um determinado momento do dia -geralmente entre as 17h e as 22h, horário de maior consumo.
Tanto na demanda quanto na economia de energia, no entanto, o resultado foi pior do que o da última edição da medida -quando ainda não havia o racionamento.
Na edição 2000/2001 do horário de verão, a redução de demanda nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foi de 5,4% e a economia de energia, de 1%.
A redução de demanda obtida no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste equivale ao consumo máximo de energia de uma cidade do porte de Curitiba (PR). A economia nessas mesmas regiões equivale ao consumo médio de uma cidade como Joinville (SC).
Considerando todo o sistema interligado de energia elétrica, o horário de verão significou redução de demanda de 4,4% e economia de 0,6%.
Em São Paulo, no horário de maior consumo, a demanda de energia teve queda de 5,5%. A economia de energia ao longo da medida também foi maior que a média: 0,8%. Com o término do horário de verão, os relógios devem ser atrasados em uma hora.



Texto Anterior: PCC pode estar envolvido em caso de São Vicente
Próximo Texto: Panorâmica - Urbanismo: Site da FAU relaciona propostas e análises sobre o Plano Diretor de São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.