São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatal diz manter trabalho social

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Para a Petrobras, nada é capaz de compensar as mortes ocorridas na Vila Socó, mas a empresa diz manter uma "ação contínua de responsabilidade social" em Cubatão, segundo nota a respeito do acidente enviada à Agência Folha pela Gerência de Comunicação Institucional da estatal, no Rio de Janeiro.
Como providências classificadas como "imediatas", após o acidente, a empresa aponta a construção de 400 casas para as vítimas e a implantação de projeto de urbanização, escola e área de lazer. Atualmente, a Petrobras diz executar no bairro obras de urbanização e reforma, como construção de canaletas, muros, plantio de grama e remoção de entulho.
Além disso, segundo a nota, Cubatão está incluída no programa de alfabetização Mova-Brasil, parceria entre a empresa, o instituto Paulo Freire e a FUP (Federação Única dos Petroleiros). Cinco comunidades do município, entre as quais a Vila São José, são atendidas. No total, são 192 alunos em dez salas de aula.
No aspecto de segurança dos dutos, o episódio da Vila Socó representou o início de uma "mudança cultural" na forma de operar os dutos no país, que culminou com a criação do Centro de Controle Operacional, no Rio de Janeiro, segundo o engenheiro Marcelino Guedes Gomes, gerente de Novos Negócios da Transpetro (empresa de transporte do sistema Petrobras).
"Após o acidente, começamos a automatizar os nossos dutos", disse Guedes. Antes do incêndio na Vila Socó, o procedimento de controle nas tubulações envolvia basicamente dois operadores, posicionados em cada uma das pontas do duto, que se comunicavam por telefone para trocar informações operacionais.
"Se tivéssemos esse sistema [o atual] naquela época, poderíamos ter tido uma intervenção mais rápida", afirmou Guedes. Centralizado no Rio de Janeiro, o sistema é capaz, segundo ele, de detectar vazamentos em tubulações da Petrobras em qualquer ponto da rede no país. (FS)


Texto Anterior: Memória: Petrobras "esqueceu" tragédia, diz Vila Socó
Próximo Texto: Caminho do mar: Estrada Velha reabre para passeios a pé
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.