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Anac culpa as companhias por atrasos em vôo
DA SUCURSAL DO RIO
A Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil) responsabilizou
as companhias aéreas pelos
atrasos registrados nos aeroportos no início do ano. Segundo a agência, o planejamento
das companhias prevê pouco
tempo para a permanência das
aeronaves em solo. Essa foi a
conclusão da Operação Hora
Certa, realizada entre os dias 21
e 29 de janeiro.
Foram investigadas as causas
dos atrasos nos vôos de TAM,
Gol, OceanAir e Varig. A Anac
afirma que a mudança da malha, que normalmente ocorre
com a entrada da baixa estação,
será calculada de modo que as
aeronaves fiquem mais tempo
em solo entre as operações de
pouso e decolagem.
A nova malha começa a ser
usada em 24 de março. A agência afirma também que incluirá
medidas para evitar que as tripulações trabalhem por mais
tempo do que o previsto em lei.
Outro lado
O presidente do Snea (Sindicato Nacional das Empresas
Aeroviárias), José Marcio Mollo, disse que não comentaria o
caso porque não conhecia o balanço. "Não sei se a agência inclui nos atrasos os problemas
em aeroportos, com controladores de vôo e o papel de são
Pedro", disse.
Segundo a agência, o problema é maior nos vôos com conexões. A lista de irregularidades
mostra desde a interferência de
uma rádio pirata que afetou a
comunicação de um avião com
o comando de tráfego aéreo em
Congonhas até atrasos provocados por funcionários da Infraero que levam até 20 minutos para informar mudanças de
ponte de embarque.
Em um único dia, a Gol chegou a apresentar atraso em 51
vôos por problemas na malha
aérea e 13 por manutenção não
programada. No caso da OceanAir, a lista vai de falta de tripulação para vôo até base operacional considerada precária.
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