São Paulo, sábado, 15 de março de 2008

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Anac culpa as companhias por atrasos em vôo

DA SUCURSAL DO RIO

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) responsabilizou as companhias aéreas pelos atrasos registrados nos aeroportos no início do ano. Segundo a agência, o planejamento das companhias prevê pouco tempo para a permanência das aeronaves em solo. Essa foi a conclusão da Operação Hora Certa, realizada entre os dias 21 e 29 de janeiro.
Foram investigadas as causas dos atrasos nos vôos de TAM, Gol, OceanAir e Varig. A Anac afirma que a mudança da malha, que normalmente ocorre com a entrada da baixa estação, será calculada de modo que as aeronaves fiquem mais tempo em solo entre as operações de pouso e decolagem.
A nova malha começa a ser usada em 24 de março. A agência afirma também que incluirá medidas para evitar que as tripulações trabalhem por mais tempo do que o previsto em lei.

Outro lado
O presidente do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), José Marcio Mollo, disse que não comentaria o caso porque não conhecia o balanço. "Não sei se a agência inclui nos atrasos os problemas em aeroportos, com controladores de vôo e o papel de são Pedro", disse.
Segundo a agência, o problema é maior nos vôos com conexões. A lista de irregularidades mostra desde a interferência de uma rádio pirata que afetou a comunicação de um avião com o comando de tráfego aéreo em Congonhas até atrasos provocados por funcionários da Infraero que levam até 20 minutos para informar mudanças de ponte de embarque.
Em um único dia, a Gol chegou a apresentar atraso em 51 vôos por problemas na malha aérea e 13 por manutenção não programada. No caso da OceanAir, a lista vai de falta de tripulação para vôo até base operacional considerada precária.


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