São Paulo, segunda-feira, 15 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura limpa rua para Kassab passar

Horas antes do horário marcado para a chegada do prefeito, lixo é recolhido e canteiros são pintados por funcionários de subprefeituras

A São Paulo vista por Kassab é uma cidade perfeita; a Folha presenciou a "operação prefeito" nas últimas semanas nas zonas leste e sul


EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo é uma cidade limpa. Mato sempre aparado, lixo e entulho recolhidos, ruas varridas, canteiros de avenidas capinados e pintados, asfalto perfeito, sem buracos.
São Paulo é assim, só não vê quem não quer. Quem quiser viver nessa São Paulo perfeita é simples: basta acompanhar todos os dias as inaugurações e vistorias que o prefeito Gilberto Kassab (DEM) faz na cidade.
Onde Kassab vai, tudo é limpo, tudo é perfeito. Horas antes do horário marcado para a chegada do prefeito, dezenas de equipes de limpeza começam a trabalhar para fazer uma maquiagem do local. Assessores chamam isso pejorativamente de "operação prefeito".
A Folha presenciou a "operação prefeito" nas últimas semanas em Guaianases, Vila Formosa, Tatuapé (zona leste) e Americanópolis (zona sul).
Funciona sempre do mesmo jeito: duas a três horas antes da chegada de Kassab, funcionários das subprefeituras e/ou de empresas de limpeza desembarcam e começam a recolher sacos de lixo, entulho, materiais jogados nas ruas, cortam o mato do canteiro central. Pouco depois chega um caminhão. Quando o prefeito chega não tem nada mais, nem lixo, nem pessoal da limpeza.
Sexta-feira, por exemplo, Kassab vistoriou as obras de um viaduto no Tatuapé às 10h30. Pouco antes das 9h chegam cerca de 20 funcionários para recolher o lixo da calçada e do canteiro central da avenida. Pouco depois das 10h, tudo limpo ao lado da obra -200 metros acima ou 200 metros abaixo ainda tinha lixo no canteiro central e nas calçadas.
No dia 4 de março foi assim no cemitério da Vila Formosa, onde Kassab vistoriou a obra do novo velório. Funcionários da subprefeitura cortaram o mato que já subia pelo muro, recolheram o lixo da área e varreram a entrada que seria usada por Kassab. Até asfalto novo colocaram na entrada.
Na última terça-feira, mesma coisa em Americanópolis. Chegada marcada para as 10h30, equipes chegam antes das 9h, limpam tudo, cortam a grama, recolhem lixo e entulho. Na padaria em frente, funcionários questionavam o motivo de tanta gente limpando a região. Alertados que Kassab chegaria logo, os funcionários entenderam: "ah, então é isso".


Texto Anterior: Ibirapuera recebe animais "expulsos" pelo Rodoanel
Próximo Texto: Outro lado: Limpeza cumpre calendário rigoroso, afirma prefeitura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.