UOL


São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA

Febem decide mudar diretor de Franco da Rocha após fuga de 121 menores
Dois dias após a maior fuga de internos do ano na unidade de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, a Febem anunciou a mudança do diretor da unidade. Antônio dos Anjos assumiu ontem o cargo no lugar de José Tomaz Celidônio Gomes dos Reis.
A Febem afirma que a saída do diretor já estava programada desde a semana passada, quando ele havia manifestado vontade de voltar para a Secretaria da Administração Penitenciária, de onde havia sido transferido há menos de três meses.
O novo diretor, Antônio dos Anjos, já trabalhou nas unidades Brás e Tatuapé da Febem e, de acordo com a instituição, foi escolhido por ter experiência para lidar com fugas e rebeliões.
Até a noite de ontem, 65 dos 121 internos que fugiram da unidade no sábado, no horário das visitas, foram recapturados.
Fábio Paulino, 20, o Batoré, e Weberson de Paula Lima, 18, irmão de do sequestrador Wanderson de Paula Lima, o Andinho, continuam foragidos.
Batoré, que já fugira em outras rebeliões, teria que ficar na unidade até setembro, mês em que completa 21 anos. Depois, seria colocado em liberdade.
A Febem abriu sindicância para apurar uma eventual participação de funcionários na fuga.
Ontem, os internos da unidade 31, que será reformada, foram transferidos para a unidade 30 de Franco da Rocha. A unidade 31 funcionará até dezembro.
Para o secretário nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, a Febem é uma "excrescência", que usa um mesmo aparato para milhares de jovens, sem nenhuma individualização. "É um sistema falido, mas as autoridades sabem disso e estão tentando melhorar", afirmou.
(DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Miguelópolis: Polícia diz que juiz-corregedor sofreria ataque
Próximo Texto: Crime organizado: Testa-de-ferro detém Arcanjo no Uruguai
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.