São Paulo, domingo, 15 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aspirantes a tops lotam ônibus para São Paulo

COLUNISTA DA FOLHA

Duas vezes por ano, cerca de quatro ônibus lotados de modelos e suas mães aportam nas principais agências de São Paulo. Eles vêm de Porto Alegre e reúnem garotas também do Paraná e de Santa Catarina.
As meninas, acompanhadas por responsáveis, passam cerca de uma semana em São Paulo. Conhecem as principais agências da cidade, onde são avaliadas. Mas também fazem passeios por shoppings e pelo parque de diversões Hopi Hari. A excursão das modelos custa cerca de R$ 1 mil por pessoa.
A top model mais famosa do mundo, Gisele Bündchen, veio parar em São Paulo assim. E é o orgulho de Dílson Stein, olheiro de Horizontina que criou a excursão. Não é qualquer uma que tem lugar garantido em um dos ônibus. "Fazemos uma pré-seleção das meninas, mas mesmo assim não criamos ilusão nem garantimos nada para elas. No mínimo, elas farão um passeio, já que a maioria nunca veio a São Paulo", conta Stein, que garante que cerca de 40% das excursionistas arrumam trabalho.
O sucesso dos ônibus é tão grande que Stein agora começa a buscar meninas também em Minas Gerais e no Espírito Santo. Em cada cidade que passa, quando sente que existe um bom mercado de meninas, organiza workshops para que as moças cheguem a São Paulo mais preparadas.
"Vim na excursão", conta Karine Bortolim, que se divertiu, mas desistiu da carreira de modelo depois de um ano e meio. "Todo mundo falava que eu tinha jeito para modelo porque era muito alta e magra, por isso acabei tentando, todo mundo na minha cidade dizia que eu devia ir. Parece que toda menina que é magra é obrigada a ser modelo", protesta.
Apesar da torcida dos amigos de Passo Fundo, Karine voltou para a cidade e atualmente estuda administração de empresas.


Texto Anterior: Mães e jovens aceitam os esquemas das agências
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.