São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABASTECIMENTO

Carlos Neder já criticou prefeita por aproximação com o PMDB

Marta oferece secretaria a vereador

JOÃO CARLOS SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), convidou anteontem o vereador Carlos Neder (PT) para assumir o cargo de secretário do Abastecimento, em substituição a José Américo Dias, segundo a Folha apurou.
O vereador, que já havia decidido sair candidato a deputado estadual nas próximas eleições, deverá recusar o convite. Uma resposta final, no entanto, ainda não havia sido dada à prefeita até o final da tarde de ontem.
Procurado pela Folha, Neder disse, por meio de sua assessoria de imprensa, ter sido apenas consultado pela prefeita sobre a possibilidade de assumir uma secretaria na prefeitura.
Neder não quis afirmar para qual secretaria havia sido sondado nem se aceitará ou recusará a oferta da prefeita. Dos vereadores, somente Aldaíza Sposati (PT) foi convidada e aceitou, até hoje, ocupar um cargo no governo Marta. Ela está no comando da Secretaria da Assistência Social desde o mês passado.
O convite da prefeita para ter mais um vereador em seu secretariado foi feito depois de Neder ter assumido uma postura divergente da da administração em episódios recentes que provocaram polêmica no PT, como o caso da expulsão do vereador Carlos Giannazi do partido.
Neder chegou a defender publicamente que considerava a expulsão de Giannazi, que acabou revertida depois para uma suspensão, uma medida drástica.
Na época, o governo defendia a expulsão do parlamentar devido a um voto contrário dado por ele ao projeto da administração que incluiu novos gastos na verba obrigatória da educação.
Neder também se posicionou contra a política adotada pelo governo de oferecer a partidos, como o PMDB, cargos na administração para conseguir apoio na Câmara Municipal.

Aproximação
Entre petistas, o fato de o convite de Marta ter sido feito após esses episódios seria uma tentativa do governo de se aproximar de vereadores da bancada que não estão "afinados" com o governo.
No governo a explicação é semelhante. Segundo a Folha apurou, o convite a Neder, feito pessoalmente por Marta, é uma iniciativa para "gerar a unificação da bancada" do PT no Legislativo.
José Américo Dias, o atual secretário municipal do Abastecimento, não quis comentar ontem sua eventual substituição. O secretário -que é jornalista e filiado ao PT- assumiu o cargo há menos de dois meses.
Ele está na secretaria desde março, depois que Jilmar Tatto (PT) deixou o cargo para assumir a Secretaria de Implementação das Subprefeituras. Antes, Dias ocupava cargo de administrador da regional da Vila Mariana (zona sul de São Paulo).
Valdemir Garreta, secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, não comentou ontem a oferta do cargo ao vereador.



Texto Anterior: Comércio controlado: Câmara proíbe venda de bebidas em postos
Próximo Texto: Rodoanel: Passarela ainda não saiu do papel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.