São Paulo, sexta-feira, 15 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-PM "Batman" é preso no Rio de Janeiro

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Apontado pela Secretaria de Segurança Pública como o criminoso mais procurado do Rio, o ex-policial militar Ricardo Teixeira da Cruz foi preso na noite de anteontem em casa. Suspeito de chefiar um grupo paramilitar na zona oeste da cidade, ele será transferido para o presídio federal em Campo Grande nos próximos dias.
Conhecido como Batman, Cruz foi preso em casa após ser monitorado por dois dias consecutivos por 20 policiais. Ele se entregou sem reação, após ter a casa iluminada por um holofote de um helicóptero e cercada por 40 policiais.
Batman, expulso em 1992 da PM, fugiu do presídio Bangu 3 em outubro do ano passado, onde estava preso sob acusação de homicídio. De acordo com a polícia, ele assumiu o comando da milícia, conhecida como "Liga da Justiça", que também tem como chefes um deputado e um vereador, ambos presos.
O advogado de Cruz, Francisco Santana, negou as acusações feitas contra seu cliente. A polícia atribui o aumento de homicídios em conflitos entre milicianos à fuga de Batman. Na casa dele, foram apreendidos dois fuzis, duas pistolas, quatro granadas e 22 carregadores.
"Quem está com esse armamento todo em casa está preparado para uma guerra", afirmou Alan Turnowski, chefe de Polícia Civil do Rio.
Batman foi "alçado" ao posto de criminoso mais procurado do Rio após ter a recompensa por informações sobre seu paradeiro, oferecida pelo Disque-Denúncia, aumentada para R$ 10 mil -equivalente ao do chefe do tráfico do Complexo do Alemão, morto em setembro.

Suposto apoio
Durante os sete meses em que ficou foragido, Batman circulou até em viaturas da PM, segundo relatos ouvidos pela reportagem de moradores de Campo Grande.
A polícia investiga a proteção ao suspeito. "A polícia esteve próximo dele, mas nada fez para não colocar em risco outras pessoas", afirmou o secretário José Mariano Beltrame, referindo-se ao risco de confronto.
O grupo de Batman atualmente disputa poder com o também ex-PM Francisco César de Oliveira, conhecido como Chico Bala, antigo aliado.


Texto Anterior: Chuvas: Com pontes destruídas, balsa improvisada cobra R$ 100 no NE
Próximo Texto: Justiça: Jovem que matou inglesa a facadas é condenado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.