São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito reassume 20 dias depois

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Celso Pitta (PTN) voltou ontem à prefeitura 20 dias após ter saído pela porta dos fundos para não receber a notificação do oficial de Justiça avisando-o de que ele havia sido destituído do cargo por decisão judicial.
Pitta chegou ao Palácio das Indústrias às 8h40 apoiado por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que na véspera, por três votos a dois, lhe garantiu o direito de voltar a assumir o cargo.
Desde o início da manhã algumas lideranças comunitárias, perueiros e poucos vereadores o aguardavam. Dos 18 secretários que o acompanharam até 26 de maio, quando foi afastado, alguns já o aguardavam e outros chegaram com ele.
Os secretários da Saúde, Jorge Pagura, dos Esportes, Fausto Camunha, da Cultura, Rodolfo Konder, e do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Ohtake, não compareceram. Segundo a assessoria de Pitta, eles estavam viajando.
Os perueiros improvisaram uma festa de recepção com direito a fogos de artifício e faixas com dizeres como "SP voltou a ter direção", "Pitta, bem-vindo à prefeitura. A casa sempre foi sua" e "Pitta, SP está com você".
Na chegada de Pitta houve tumulto porque a imprensa tentava entrevistá-lo e populares queriam cumprimentá-lo. Ao contrário de 26 de março, quando voltou à prefeitura depois de permanecer dois dias afastado por decisão judicial, desta vez Pitta não foi carregado por correligionários. Mas repetiu a cena daquele dia, ao subir na sacada do Palácio das Indústrias e acenar para os amigos.
Pitta fez uma pequena reunião com algumas lideranças, no salão azul do palácio. De forma lacônica, ele agradeceu o apoio das lideranças dos perueiros e das comunidades. O advogado Antonio Cláudio Marins de Oliveira disse à platéia que sempre acreditou na Justiça e agora "Pitta tem condições de chegar até o fim de seu mandato". "A vitória é de vocês, porque não o abandonaram nos momentos mais difíceis", disse.
Os 14 secretários que compareceram à posse disseram que a primeira ordem de Pitta foi pedir-lhes que fizessem um levantamento de como estava a situação em cada secretaria.



Texto Anterior: STJ dá cinco dias para recurso contra Pitta
Próximo Texto: Governistas levam lista de pedidos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.