São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidades discutem fim da paralisação

KEILA RIBEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

Até as 22h40 de ontem, após sete horas de reunião, as entidades de professores e funcionários e os reitores das universidades paulistas não haviam chegado a um acordo para pôr fim à greve das categorias, mas os grevistas já se mostravam propensos a aceitar a proposta dos dirigentes.
Havia a perspectiva de acordo, embora o presidente do Sindusp (Sindicato dos Funcionários da USP), Magno de Carvalho, não vislumbrasse avanços.
As entidades dos trabalhadores só deveriam decidir se a greve vai continuar ou não após a reunião, que ocorreu em São José dos Campos (97 km de São Paulo).
Por volta das 22h30, os funcionários e reitores estavam analisando os números dos orçamentos das universidades.
Durante a manhã, o fórum que reúne as seis entidades de funcionários e professores decidiu manter o pedido de 25% de reajuste sobre março, mas aceitou ouvir a contraproposta dos reitores.
O Cruesp (Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) manteve a proposta de 15% de aumento, dividido em 11,25% em março e 3,75% de abono para janeiro de 2001.
A última proposta dos funcionários, já durante as negociações, era a concessão de três reajustes no próximo semestre, além dos 15% imediatamente.
Durante a tarde, os reitores apresentaram aos grevistas os orçamentos das três universidades -USP, Unicamp e Unesp- para argumentar que não há condições de aumentar os salários.
No intervalo das negociações, representantes dos grevistas disseram à Folha que poderiam concordar com a proposta do Cruesp, mas com a imposição de algumas condições.
Os grevistas exigem, por exemplo, que o Cruesp conceda reajustes mensais, de 2% a 3%, até o final do ano.
Também foi colocado em negociação um plano de salários para os grevistas. Hoje, os aumentos são vinculados a negociações pontuais.



Texto Anterior: Presos pedem habeas corpus no STJ
Próximo Texto: Panorâmica: Poluição deve aumentar até o próximo sábado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.