São Paulo, segunda-feira, 15 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RAUL BRUNINI (1919-2009)

Ex-deputado foi pioneiro na transmissão de debates ao vivo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO

Raul Brunini iniciou sua carreira como locutor na rádio Clube de Rio Claro e na rádio Clube de Marília, no interior de São Paulo. Em 1941, após vencer o concurso para locutores da rádio Tupi, mudou-se para o Rio.
Participou de programas dirigidos às tropas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), enviadas à Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi pioneiro na transmissão de debates ao vivo. Trabalhou na Rádio Globo em programas de entrevistas e como comentarista esportivo.
Na política, entrou a convite de Carlos Lacerda. Filiou-se à UDN (União Democrática Nacional) e em 1954 foi eleito vereador com a maior votação do então Distrito Federal, reelegendo-se em 1958.
Em 1960 foi eleito deputado da Assembleia Constituinte do Estado da Guanabara e, quatro anos depois, nomeado secretário de Estado do governo por Lacerda.
Depois, filiou-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), sigla pela qual foi eleito deputado federal pela Guanabara em 1966. Teve o mandato cassado em 1969 e não voltou à vida pública após a redemocratização.
Brunini morreu anteontem no Rio, aos 90, de falência múltipla dos órgãos. Estava internado havia um mês no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio, e lutava contra um câncer.
O corpo foi velado ontem no cemitério São João Batista e será cremado hoje, como queria. Deixa viúva e um filho.

obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Radar pode enganar piloto sobre tempestade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.