São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Santa Catarina registra caso de sarampo

DA AGÊNCIA FOLHA

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina confirmou ontem um caso de sarampo no Estado. Exame sorológico atestou que um homem de 38 anos, de Florianópolis, contraiu a doença em junho.
O Ministério da Saúde afirma que o Brasil não registra um caso autóctone (contraído no próprio país) da doença desde 2001. Os últimos dois casos, em 2003, foram importados da Europa.
A Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina vacinou, até o início da semana, 424 pessoas que tiveram contato com o doente. O órgão ainda não identificou, no entanto, o foco da contaminação.
Segundo Lúcia Prim, da Vigilância Estadual, o homem esteve em São Paulo nos dias 16 e 17 de junho e após uma semana começou a apresentar sintomas (febre, tosse, coriza, dores no corpo e fotofobia -baixa tolerância à luz).
Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, todas as pessoas que estavam na festa, numa casa de espetáculos, foram investigadas, assim como os funcionários do hotel em que ficou hospedado o doente e os de um teatro onde ele assistiu a uma peça, e não havia contaminados.
O paciente já está em casa. Prim disse que, como havia portugueses na casa de shows paulistana, o Ministério das Relações Exteriores tenta localizá-los.
A última epidemia da doença no país ocorreu em 1997, atingindo 53 mil pessoas. A última morte foi em 1999. (THIAGO REIS)


Texto Anterior: Sob nova direção: Ex-ministro elogia lei criticada por sucessor
Próximo Texto: Saúde: Mortes no parto aumentam na Paraíba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.