São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTAS

1 Além de fraturas que outros riscos a queda envolve?
Além de hematomas e fraturas, o idoso pode ter uma hemorragia ou traumas cranianos, que podem até causar morte -direta ou indiretamente. Alguns desenvolvem ainda um medo intenso de voltar a cair, comprometendo as atividades e deixando-os mais sedentários, em um círculo vicioso.

2 Quais problemas de saúde podem causar esse tipo de acidente?
O uso inadequado de muitos medicamentos, problemas neurológicos, visuais, mal de Parkinson, osteoartrite nos joelhos, lombalgia, entre outras.

3 Quanto tempo o mesmo osso demora para se recuperar em diferentes idades?
No caso de uma fratura na perna, por exemplo, o tempo de recuperação de uma criança é de três a quatro semanas. A mesma fratura em um adulto pede entre oito e dez semanas, e em um idoso vai de dez a 12 semanas.

4 Como são as cirurgias?
Geralmente são colocadas placas e pinos e, em casos mais complicados, é preciso colocar até uma prótese. O tempo de recuperação é bom, muito mais rápido do que seria a recuperação com gesso, e o resultado é mais garantido. Há, porém, o risco da cirurgia em si.

Texto Anterior: Saúde/Geriatria: Quedas são problema de saúde pública entre idosos
Próximo Texto: Passei por isso: Todo o tempo parecia que eu ia tropicar e cair
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.