São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

passei por isso

Todo o tempo parecia que eu ia tropicar e cair

Eu tive diversas quedas. Na primeira, estava na minha casa. Tocou a campainha e eu fui ao portão. Estava tonta, desmaiei, caí, e bati a cabeça no vidro do portão. Foi terrível. Fui para o hospital, tive que fazer plástica porque machucou muito o rosto. Depois tive outras quedas dentro de casa mesmo. Em outra, acho que tropecei no tapete. Caí de novo e desmaiei. Isso nos últimos anos, porque nunca havia caído antes.
Aí não me sentia firme, não sabia andar direito, ficava meio tonta. Comecei a ter muito medo. Todo o tempo parecia que ia tropicar e cair.
Fiz algumas sessões de propriocepção. Foi difícil porque eu tinha muito medo, mas me ajudaram muito. Por orientação, tirei todos os tapetes. Eu já tinha até perdido um pouco da minha personalidade, estava totalmente dependente. Devagarinho, as sessões me deram a confiança de volta, passou o medo, passou o desequilíbrio. Não descobriram o porquê disso, eu não tinha doença nenhuma.
Queda é uma coisa terrível nesta idade, muitos quebram o fêmur, eu não me quebrei, mas me machuquei muito e minha recuperação foi demorada. Agora estou ótima, já estou retomando minhas atividades e não caí mais.


Texto Anterior: Perguntas
Próximo Texto: Mulheres idosas com poucas atividades têm mais chances de se acidentar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.