São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para as crianças, manter a rotina facilita adaptação

DE SÃO PAULO

Cochilos e bocejos são normais durante as aulas na primeira semana de horário de verão. A avaliação é de pediatras que calculam em, no máximo, uma semana o período de adaptação.
"Nos primeiros dias, é normal crianças sentirem sono na escola pela manhã", diz o pediatra Victor Nudelman, do hospital Albert Einstein.
Ele aconselha aos pais a seguirem a rotina. "Se o horário de dormir é 20h, deve-se tentar mantê-lo, mesmo que ainda esteja claro", diz.
Para o pediatra Cid Pinheiro, da Santa Casa e do hospital São Luiz, a disciplina deve ser mantida. "Os pais devem forçar a garotada a levantar no horário, seguindo o relógio da vida social", afirma.
Outra dica é acostumar as crianças a dormir 20 minutos mais cedo que o habitual.
O impacto no organismo está relacionado ao ciclo circadiano -regulado pelo sol. "Por isso, a quebra de rotina do nosso relógio biológico pode resultar em fadiga e mal-estar", diz Pinheiro.


Texto Anterior: Horário de verão deve economizar 5% no pico
Próximo Texto: Foco: Peças resgatadas dos escombros serão expostas em Paraitinga
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.