São Paulo, segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Violência é exibicionismo", diz especialista

DE SÃO PAULO

Para especialistas, a agressão feita pelos jovens na Paulista é um sinal de exibicionismo. "Eles querem ver quem vai se mostrar mais forte, bater mais. É uma forma de diversão doentia", diz Miriam Abramovay coordenadora da área de juventude da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais.
Para Gilberto Velho, professor de antropologia da UFRJ é um reflexo da "disseminação da violência gerada por uma crise de valores generalizada".
Na página do Orkut, um dos agressores deixou um recado para outro, onde explicava o significado de espancamento. "Forma de violência física usada quando a diferença de força entre os dois confrontantes é grande, ou quando o espancado não pode se defender", dizia.
Há outras mensagens de incitação à violência. Alguns participam de comunidades de lutas e de outras sobre Deus. Há fotos com bebidas e com uma espingarda.


Texto Anterior: Outro lado: Pais e advogados negam que rapazes sejam violentos
Próximo Texto: "Ouvi eles atrás de mim, rindo", diz agredido
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.