São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado diz que vai sinalizar melhor trechos de curvas

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria de Estado dos Transportes afirmou que iniciou na quarta-feira, um dia após a Folha ter percorrido a Tamoios, serviços para melhorar as condições da estrada.
Segundo a secretaria, será recuperada a sinalização de solo em todo o trecho entre a rodovia Carvalho Pinto e Caraguatatuba e também instalados os delineadores em curvas. O objetivo é conseguir fazer isso antes do final do ano.
Da Carvalho Pinto até o km 64,5 -a cerca de 5 km do início da serra-, a secretaria diz que tem realizado reparos e conservação de rotina nos pontos mais danificados do pavimento, "muito em função do excessivo aumento do número de veículos pesados" em 2008.
O governo do Estado já lançou licitação para contratar os projetos e realizar a duplicação de trechos da Tamoios que, conforme os planos, deve passar pela primeira fase de obras, estimada em R$ 185 milhões, ainda no primeiro semestre.
Além de pistas duplas nos trechos do planalto, estão previstos oito pontes e quatro viadutos e túneis ao longo da estrada. No futuro, ela pode ser totalmente duplicada.
Os serviços de reparo começaram três meses depois que o governador José Serra (PSDB), impedido de usar o helicóptero devido ao mau tempo, percorreu a Tamoios para inaugurar uma estação de tratamento de esgoto em Caraguatatuba.
Na cidade do litoral norte, na solenidade, Serra disse ter considerado importante ter visto a situação da rodovia, ainda mais perigosa em dias de chuva, como aquele.
Descer a Tamoios em período chuvoso, mesmo durante o dia, foi uma experiência que assustou o deputado Luis Carlos Gondim (PPS), da base aliada a Serra na Assembléia de SP.
Há duas semanas, Gondim e um grupo de deputados foram a Caraguá para uma reunião. Por volta de 17h30, havia neblina a partir do início da serra.
"Meu motorista, ninguém enxergava nada. Falta sinalização, não tem faixas, está mesmo muito ruim. O governo tem planos de duplicar, mas o que preocupa é como fica agora, no verão." (JOSÉ ERNESTO CREDENDIO)


Texto Anterior: Esburacada, Tamoios recebe remendos às vésperas do Natal
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.